Como a beterraba pode ajudar seu corpo

A beterraba é um vegetal com baixo teor calórico, fornecendo apenas 40 calorias a cada 100 gramas de consumo, e é fonte de antioxidantes e mineiras como ferro, sódio, potássio e magnésio. A beterraba também ajuda no melhor funcionamento do organismo e na digestão devido a presença das fibras dietéticas.

Se consumido regularmente, o vegetal poderá trazer benefícios específicos para cada parte do seu corpo, conheça alguns deles:

Na pele: Os antioxidantes presentes na baterraba ajudam a pele a partir de processos de oxidação dos radicais livres, purificando o sangue e consequentemente fazendo a pele brilhar, além do licopeno, que ajuda na elasticidade da pele e evita rugas e marcas de expressão. Já o suco de beterraba é uma boa aposta para quem quer combater o aparecimento de furúnculos e espinhas, pois o consumo reduz a inflamção da pele e funciona como uma substância anti envelhecimento.

No Coração: Os carotenóides e os flavonóides presentes neste vegetl são poderosos antioxidantes que ajudam na redução de colesterol mau (LDL) nas artérias. Além disso, a beterraba é uma excelente fonte de fibras que ajudam na redução do colesterol e os níveis de triglicéridos no corpo.

No emagrecimento: A beterraba ajuda a emagrecer graças ao pouco fornecimento de calorias como já foi citado e ainda fortalece e dá mais resistência ao corpo. Os nitratos são convertidos em óxido nítrico e reduzem o consumo de oxigênio durante a prática de exercícios.

No cabelo: Os carotenóides da beterraba são benéficos para o crescimento efetivo do cabelo. Isso ajuda a manter a textura brilhante, melhora a qualidade e espessura do cabelo e fortalece.

Receita: Paleta Mexicana light

Se o brasileiro consome cerca de 4,5 litros de sorvete por ano, sendo a maior parte disso na versão palito, imagine então a versão “gourmetizada” da delícia de verão, principalmente nas atuais altas temperaturas! As paletas mexicanas surgiram no Brasil (pois é, apesar do nome, não são tradicionais do México), e tem dado lucros aos seus investidores.

E não é pra menos. Nesse calor, todos querem um picolé muito mais encorpado, com mais sabor, e porque não, recheado?

Antes de correr para a loja mais próxima e gastar com as famosas paletas para a família, experimente uma receita sem açúcar e sem corantes. Ela é pratica, com pouco ingredientes e fica pronta em no máximo duas horas e meia, podendo render quatro porções com 61 calorias cada.

– Você vai precisar de: 

  • 24 morangos
  • Suco de 1 limão
  • 2 colheres (sopa) de leite condensado
  • 80 ml de leite desnatado

– Como fazer: 

Bata os morangos e o suco de limão no liquidificador, depois coloque a mistura em uma forma de picolé – se não tiver, pode utilizar copos descartáveis no lugar. Reserve um pouco da polpa do suco fora do recipiente, para o final. Leve ao freezer por aproximadamente uma hora.

Enquanto isso prepare o recheio juntando o leite condensado e o leite desnatado e levando ao fogo para ferver por três minutos. Quando retirar do fogo, deixe esfriar por alguns minutos e coloque o conteúdo em uma bisnaga.

Retire o picolé do freezer, e utilize um palito para fazer um furo no meio do picolé. Por onde você usará a bisnaga para rechear, complete com a polpa reservada.

Feche o furo com o palito e leve ao freezer novamente por duas horas, ou até estar bem congelado e pronto para servir para a família. Lembrando que os morangos são sugestões na receita, você poderá utilizar a fruta que desejar na mistura e fazer mais paletas com muitos sabores diferentes.

Verão do bem: Evite a insolação

Durante o verão passamos tanto temo expostos ao sol, desde uma caminhada até o trabalho até um momento de relaxamento na praia, que nem percebemos os riscos que estamos nos expondo nesta época do ano. O principal deles, seria a insolação, que aumenta a temperatura corporal e desidrata, além de prejudicar a pulsação, queimar a pele, e provocar tontura, febres, náuseas e dores de cabeça.

Para evitar tanto mal estar durante o verão e poder curti esta estação com saúde e energia, é preciso acima de tudo, se hidratar muito em função da prevenção contra a insolação.

Para evitar: 

– Beba bastante líquido, o dia todo, sempre que puder

– Prefira roupas leves, não apertadas e de tecido pesado

– Use protetor solar sempre, mesmo para pequenos trajetos na rua

– Se estiver exposto ao sol o dia inteiro, como na praia ou na piscina, reaplique o protetor no mínimo a cada duas horas

– Evite atividades físicas pesadas sob sol muito quente

– Prefira praticar atividades e, se possível, sair de casa pela manhã e no fim da tarde, com sol menos quente

– Evite a exposição ao sol entre 11 da manhã e 15 horas, que são os horários mais críticos

– Procure sempre caminhar na sombra

Tratamento imediato: 

Caso você ou algum familiar ou amigo esteja sofrendo com insolação, você poder tomar algumas medidas imediatas para ajuda-lo.

– Leve a pessoa para um ambiente fresco e com sombra

– Comece a refrigeração e hidratação imediatamente, leve-a para uma ducha ou dê bastante água

– Depois monitore a temperatura regularmente para verificar se há melhora

– Assim que a temperatura baixar, leve a pessoa para atendimento médico

 

Como ser saudável o ano todo

Depois da virada do ano, as resoluções 2015 já devem estar prontas. Estar mais próximo da família, se organizar financeiramente, conseguir um novo trabalho costumam ser os pedidos mais comuns, mas não se esqueça de incluir a sua saúde do seu corpo na sua lisa de prioridades em 2015!

Se planejando bem, é possível ser saudável de janeiro a janeiro, o que ajuda a manter os outros quesitos da sua vida. Saiba como se planejar para ser saudável o ano inteiro:

1 – Hábitos saudáveis devem ser rotina: 

Pode ser muito difícil mudar hábitos alimentares e começar a praticar atividades físicas, principalmente se você nunca teve uma rotina saudável antes. Mas é possível se você não encarar estas mudanças como metas a serem cumpridas, mas sim como seu dever e sua rotina, fazendo das atividades seu estilo de vida.

Sua lista de mercado deve mudar, assim também como os pratos que come diariamente, além de sua agenda diária, que deve contar as atividades físicas regulares. Leve tudo como parte de sua vida, não como uma obrigação chata, você vai ver como com o passar do tempo estará acostumado com todas as mudanças.

2 – Visite o médico regularmente: 

Aquele check-up a cada ano é sempre necessário, mas não fique só num atendimento rápido. Faça todos os exames necessários, consulte médicos espacialistas em diferentes áreas da saúde do corpo e psicológica, principalmente se você já teve problemas anteriormente. Não precisa ficar viciado em idas ao médico, e pedir todos os exames possíveis, apenas torne-se mais presente e cumpra todas as recomendações necessárias.

3 – Se permita: Que você viaje muito e conheça diferentes lugares em 2015, saia muito com seus amigos, comemora muitas conquistas e que também se permita experimentar gastronomias diferentes em todos os lugares em que estiver.

Quem tem uma vida saudável e come bem sempre se preocupa menos quando está diante da tentação de um alimento mais gorduroso. Se permita experimentar, se presenteie em datas especiais ou mesmo quando sentir vontade, mas lembre-se, sem excessos e sem fazer isso se tornar rotina.

4 – Você primeiro: Se o seu trabalho ou relacionamento não estiver legal, caia fora! Se planeje e mude sua vida para melhor, pense nos benefícios que isto trará a sua saúde mental e os nós que irá perder dos seus músculos tencionados de tanto estresse.

5 – Durma bem: Menos estressado, você dorme bem. Dormindo bem você tem mais energia para trabalhar mais, comer mais, se exercitar mais, se divertir mais e muito… Mais!