Mitos e verdades sobre a soja

A soja tem se destacado entre as leguminosas pois, além do seu alto valor nutricional – contendo proteínas, algumas vitaminas e minerais em quantidade superiores que os outros grãos – há a facilidade de variar com o alimento.
Presente em líquidos, como suco e leite, e sólidos como pão e bolachas, a soja torna-se uma excelente opção quando se quer aumentar a quantidade de proteínas da alimentação sem aumentar o consumo de alimentos de origem animal.
Porém, a quantidade de gordura presente na soja também é superior a de outros grãos, e mesmo que seja uma gordura vegetal (insenta de colesterol) acaba despertando dúvidas e até boatos sobre os benefícios e malefícios da soja para a saúde.
Listamos algumas perguntas típicas feitas a respeito da soja e vamos tirar de uma vez por todas, as dúvidas sobre o grão, para que você possa aproveitá-la da forma correta.

A soja é nutritiva e trás benefícios a saúde:

Verdade. A soja é rica em proteínas de alta qualidade, fibras, vitaminas e minerais, além de ser rica em gorduras boas (ômegas 3 e 6) e pobre nas gorduras ruins (saturadas). A soja pode ainda contribuir para o melhoramento dos níveis de colesterol no sangue, proporcionando benefícios a saúde do coração. Outros elementos existentes na soja podem fazer bem a saúde, como as isoflavonas.

A soja é uma opção para quem tem intolerância à lactose: 

Verdade. A bebida de soja pode sim ser uma alternativa para pessoas com alergia à proteína do leite ou com intolerância à lactose, mas, para isso, é preciso que haja orientação clínica e nutricional, garantindo a adequação calórica e a ingestão de todos os nutrientes para o desenvolvimento e a manutenção da saúde.

A soja tem um gosto ruim: 

Mito. Considerando que a soja é sempre consumida com preparações a partir do seu grão e da proteína presente, é difícil estabelecer essa máxima. Sempre consumimos soja mesclada com algum alimento, o maior exemplo disso são os sucos, que ganham um sabor diferente, mas continuam doces e saborosos.

O consumo de soja pode levar ao câncer de mama:

Mito. A frase não só é um mito, como na verdade é o contrário. Estimativas provam que o baixo índice de câncer de mama em alguns países tem a ver com o alto consumo de alimentos de soja nos mesmos. O Japão é um bom exemplo. Muitas evidências indicam, ainda, que consumir soja desde a infância ajuda a obter proteção contra esse tipo de câncer.

Alimentos feitos com soja devem ser evitado por causar alergias:

Verdade. Assim como a maioria das proteínas alimentares, a soja pode causar alergia em algumas pessoas, por isso quem tem alergia a proteína de soja, deve evitar os alimentos a base do grão.

Apenas 1 em cada 2.500 adultos apresenta alergia à proteína de soja (diagnosticada por um médico), enquanto o número de pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca é 40 vezes maior. A prevalência de todas as alergias alimentares é maior em crianças do que em adultos. Entretanto, 70% superam suas alergias quando chegam aos 10 anos de idade.

Tags:

Deixe uma resposta