Alimentação na gravidez: o que comer?

A gestação é uma fase de muitas dúvidas, principalmente para as mamães de primeira

alimentacao-gravidez
Como se alimentar bem na gravidez

viagem. As transformações hormonais, as mudanças de humor e os enjôos são novidades nem sempre agradáveis, mas que acontecem com grande parte das mulheres durante o período gestacional. Garantir uma alimentação saudável ajuda no bom desenvolvimento do bebê e na prevenção de doenças comuns na gravidez, como pressão alta e anemia.
Durante os 3 primeiros meses da gestação, é normal a redução de apetite. Isso acontece principalmente por causa dos enjôos, que acontecem com mais frequência neste período. Mesmo sem muito apetite é fundamental que a gestante intercale as 3 principais refeições com pequenos lanches, como frutas e cereais. O aconselhável é comer aproximadamente 6x ao dia em intervalos regulares. Deve-se evitar a ingestão de café e açúcares em excesso. A cafeína é prejudicial ao feto e é uma das principais causadoras de abortos espontâneos. Consuma no máximo 3 pequenas xícaras por dia, ou dê preferência aos descafeínados.
É altamente aconselhável o consumo de vitaminas pré-natais, que ajudam e complementam a alimentação. O ácido fólico e o ferro são essenciais para um bom desenvolvimento do bebê e previnem a anemia. Mas cuidado! Automedicação é prejudicial à saúde. Consulte seu médico e ele prescreverá o medicamento ideal para você.
Evite gorduras e frituras, mas também evite os alimentos crus, como peixes e afins, pois eles podem conter toxinas que comprometem a saúde do feto. Carne vermelha, carne de porco e alguns tipos de peixe como cação, se consumidos sem o correto cozimento podem conter bactérias causadoras de doenças.
Consuma líquidos e abuse da água. A hidratação é importante principalmente no período da gravidez, onde há uma pequena vida crescendo dentro de você. Tudo o que você consome chegará ao seu filho, então nada de bebidas alcóolicas!
gravida comendo
Coma mais vegetais

Nos 3 últimos meses da gestação seu apetite irá aumentar. É recomendável que você consuma mais alimentos, mesmo. Nesta fase o bebê está ganhando peso, e precisa de você para isso. O normal de uma gravidez é ganhar em média de 8 a 15kg, mas não se preocupe tanto com a balança (não faça dietas!), e sim com a qualidade do que você come: mais frutas, verduras e legumes e menos açúcares e gorduras. Faça o seu acompanhamento médico e pratique exercícios de leve impacto. O sedentarismo não é bom. Não há problemas em render-se a um pudim de leite ou a um chocolate vez ou outra, contanto que não cometa excessos.
Siga estas dicas e as recomendações médicas e aproveite todos os momentos que a fase mais linda da vida de uma mulher tem a proporcionar 😉
Para saber mais e tirar dúvidas sobre gravidez, acesso o portal Gestantes.Net
grávida

Tags:

Deixe uma resposta