A Dieta Hay para uma vida saudável.
Entenda um pouco mais sobre o sistema Hay e sua teoria de que as doenças degenerativas podem acontecer com mais frequência em um corpo onde os tipos de alimentos se chocam.
O sistema Hay parte de 5 importantes normas:
- Amidos e açúcares não devem ser ingeridos com proteínas e frutas ácidas na mesma refeição.
- Hortaliças, saladas e frutas devem constituir a maior parte da dieta.
- Proteínas, amidos e gorduras devem ser ingeridos em pequenas quantidades.
- Deve-se usar apenas cereais integrais e amidos não processados, e todos os alimentos processados e refinados devem ser proibidos – especialmente farinha branca, açúcar e todos os alimentos feito com eles, além de gorduras como a margarina.
- Convém deixar um intervalo de pelo menos 4 horas entre as refeições de itens diferentes.
A regra básica da Dieta Hay é: não misturar carboidratos com proteínas.
Entenda o porquê desta teoria:
Proteínas exigem um meio ácido para sua digestão. Quando estas proteínas penetram no estômago, ativam uma enzima chamada de pepsina, que as desdobra e digere. A presença de um amido ou açúcar interfere no meio ácido e o neutraliza, e as proteínas só são digeridas em parte.
Já os carboidratos exigem um meio alcalino para sua digestão, que começa na boca com a ação de uma enzima chamada ptialina, que reduz os amidos em formas menos complexas.
Uma vez que a digestão do amido depende do seu início adequado na boca, todos os alimentos desta categoria precisam ser muito bem mastigados. A acidez normal do estômago já basta para neutralizar o meio alcalino criado pelos amidos, porém, a presença de proteínas inibe a preparação da digestão destes alimentos.
Na prática
Você pode tentar colocar esta dieta em prática e manter o foco de cada refeição em apenas um tipo de alimento. Veja as dicas para algumas refeições:
Desjejum (Alcalino)
Frutas frescas e um copo de iogurte natural ou um chá fresco.
Almoço (amidos)
Batatas cozidas com a casca, vegetais cozidos ou uma salada e uma fruta doce.
Jantar (Proteínas)
Sopa de vegetais, uma pequena porção de carne ou peixe, salada de vegetais crus e uma fruta do grupo ácido, como a laranja ou a pêra.
Você pode tentar se adaptar a este sistema aos poucos e de uma forma não tão radical. Segundo o sistema Hay, além de ajudar no emagrecimento, esta dieta também auxilia na redução de muitas doenças degenerativas.
Fonte: A Combinação dos Alimentos, Doris Grant e Jean Joice.