Posted on / por massima / in Dicas, Nutrição

O poder do Zinco

O zinco está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos. Nas frutas, está no abacate, no abacaxi, na ameixa, na banana, na maçã, manha, melão, morango… Entre os legumes, na abóbora, acelga, alface, agrião, batata, beterraba, brócolis, ervilha, aspargo, espinafre… Nos cereais e leguminosas como farinha de trigo, lentinhas, soja e no nosso arroz de todos os dias, além de os peixes e carnes.

A alimentação diária do brasileiro contribui para uma dose de zinco adequada. A deficiência do mineral no sangue, pode causar cansaço e fadiga, perda de peso, falta de apetite, queda de cabelo, problemas de pele, além de falta de memória e depressão. Ou seja, viver sem zinco nos enfraquece.
Para viver mais saudável, e com disposição, é importante incluir o zinco na sua alimentação ao menos com mais de dois elementos.
Conheça outros benefícios adquiridos pelo poder do zinco no nosso corpo:

1 – Prevene o Alzheimer

Estudos comprovaram que uma parcela dos pacientes com essa doença tem baixos índices de zinco circulando pelo organismo, o que contribui para a perda da memória. O mineral integra uma enzima chamada superóxido dismutase, que nos protege do estresse oxidativo. Na deficiente do zinco, o cérebro fica vulnerável à ação radicais livres.

2 –  Espanta a depressão

O Zinco melhora o quadro de depressão em mulheres jovens, por meio de um auxílio no fortalecimento de sinapses, sinais trocados entre os neurônicos.

3 –  Ajuda na cicatrização

Para quem recentemente fez tatuagens, aplicação de piercing e principalmente tem uma cirurgia e um processo de recuperação dela para passar, precisa caprichar na quantidade de fontes de zinco que come todos os dias. O zinco participa da fabricação de colagenase, enzima responsável por produzir colágeno – uma espécie de cimento da pele.

4 – Aumenta a imunidade

O zinco é o micronutriente com maior força e efeito sobre o sistema imunológico. Por isso, a queda na atividade da glândula timo, está relacionada diretamente com a carência do mineral, e torna as pessoas mais fracas e desprotegidas a doenças e infecções.

5 – Protege contra pneumonia

Neste caso o zinco pode, não só fortalecer o corpo, como também torna-lo imune e combater a pneumonia. É especialmente eficaz para as crianças com problemas pulmonares, acelerando a recuperação e barrando a resistência a antibióticos.

Tags:

Deixe uma resposta