Melhore sua concentração com essas 5 atitudes

Tentando manter a concentração, ter atenção e perdendo tempo com distrações?

Você deve saber que existem alguns exercícios muito simples que podem melhorar a concentração e tornar mais fáceis algumas tarefas do seu dia.

Fazer esses tipos de exercícios todos os dias é uma forma de realizar as suas tarefas com muito cuidado e qualidade, tanto pessoal quanto profissionalmente.

Para te ajudar a passar por esses obstáculos, criamos este post com 5 exercícios para melhorar seu foco, concentração e atenção!

 

 

Primeiro, respire fundo!

As muitas atividades que fazemos em nossa vida diária são capazes de deixar a nossa mente muito sobrecarregada.

Quando precisamos realizar algo que exige mais atenção, essa aceleração mental se torna um obstáculo. Portanto, o primeiro passo é respirar profundamente algumas vezes.

Fazer isso pode desacelerar todo o seu corpo, reduzir o estresse e tornar seus pensamentos e ações mais calmos.

A meditação é perfeita nesses momentos de cansaço mental: 5 minutos são suficientes para acalmar e fazer com que você se concentre.

 

 

Comece a estimular a sua memória

Os avanços da ciência e da tecnologia nos deixaram preguiçosos, principalmente no que diz respeito à memória.

Escrevemos tudo em nossos celulares e as senhas são salvas automaticamente. Procuramos sempre o caminho mais fácil.

Nossa memória não é mais utilizada, o que distorce nossa capacidade para estimular a concentração.

Para mudar essa situação, comece com coisas simples, como: por exemplo, lembrar os números de telefone de duas pessoas em um determinado período de tempo ou digitar uma senha em vez de salvá-la.

Outra estratégia eficaz é jogar jogos que te façam gerar estímulos de raciocínio, independentemente do caminho que você escolher.

 

 

Estabeleça prazos e metas para realizar as suas atividades

O estabelecimento de metas é a estratégia de concentração mais eficaz: fornece orientações, permite que você estabeleça prazos e desenhe todo o ritmo da jornada, para que você saiba exatamente para onde deve ir e quando deseja terminar de executar suas tarefas.

Essas informações são importantes para determinar a prioridade das ações, e as ações que podem ser realizadas em um segundo momento.

Isso torna mais fácil fazer que você desista de coisas que não agregam valor e permite que você se concentre nas coisas importantes.

 

 

Se dedique a uma atividade de cada vez

Ser uma pessoa multitarefas não é uma característica positiva, especialmente quando temos que fazer algo mais sutil ou específico.

Ao contrário do que muitos pensam, não podemos dividir nossa atenção em dois ou mais ao mesmo tempo.

É o que acontece quando estamos dirigindo e tentando falar no celular: se um animal atravessa a rua sem deixar o celular com os olhos, a reação ao volante certamente não acontecerá imediatamente.

A concentração requer mais atenção sustentada a um mesmo ponto, caso contrário, a chance de “perder a linha” é muito maior.

 

 

Elimine as distrações

O que nos impede de focar em nossas atividades são as coisas e tarefas que nos distraem. Isso parece óbvio, mas é aqui que temos mais problemas.

Preste atenção a tudo que parece “rápido”, como responder ao WhatsApp, verificar sua caixa de entrada e beber café.

Todas essas ações podem sim ser realizadas, mas em um momento específico que não afete o fluxo de suas ações planejadas.

 

 

Você deve ter notado que melhorar a concentração não é difícil. Posturas simples mudam completamente a maneira como você lida com os problemas, basta prestar atenção aos detalhes e praticar todos os dias.

Se você gostou do nosso artigo e quer conhecer mais sobre outros temas relevantes, visite o nosso blog e fique por dentro de todas as nossas postagens.

Tags:

Deixe uma resposta