Alimentos da Estação: Maio a Junho

Confira quais alimentos você pode comprar de maio a junho por um preço mais baixo e com mais qualidade. São frutas, legumes e verduras que neste período estão mais fresquinhos e se conservam por mais tempo!
 

Mandioca

Melhor época: de maio a agosto
Como escolher: Procure sempre ver o miolo da mandioca. Sua cor deve ser uniforme e  não deve conter manchas escuras.
Como conservar: A Mandioca é um legume que estraga muito rápido, por isso o ideal é comprar a quantidade que será consumida. Caso sobre um pouco, você pode descascá-la, cortar em pedacinhos e guardar em um recipiente com água, na geladeira.
Dica: Para cozinhá-la mais rapidamente, use a panela de pressão!
Nutrientes: Carboidratos, cálcio, fósforo, potássio e vitamina B.
 
 

Agrião

Melhor época: de maio a agosto
Como escolher: Os melhores pés de agrião são os que têm as folhas bem verdes e firmes. Descarte os pés com folhas amareladas e murchas.
Como conservar: Em geladeira, o agrião se conserva por 3 dias. Embale-o em um saco plástico ou em um recipiente fechado.
Dica: a maior parte dos nutrientes do agrião está concentrada no talo, por isso, não o descarte!
Nutrientes: O agrião contém mais ferro do que a couve e a alface, além de grande quantia de cobre. Ele também é fonte de vitamina A, B1, B2, B3 e C. Seus nutrientes tonificam o estômago, são diuréticos e é muito recomendado para enfermidades nos fígados e rins.
 

Couve-flor

Melhor época: de maio a outubro
Como escolher: Escolha a couve-flor que tiver a cabeça compacta, sem manchas e de cor uniforme. Se o pezinho estiver envolvido pelas folhas, veja se elas não estão murchas e amareladas. Se as flores estiverem caindo, também não é um bom sinal. Significa que a couve-flor já está velha.
Como conservar: Não lave a couve-flor e guarde-a na geladeira, em um saco furado e com o caule para baixo. Você também pode congelá-la desta forma: Deixe as flores de molho por 30 min na água com sal. Cozinhe-as por 5 minutos e jogue água gelada para parar o cozimento da verdura. Quando estiverem frias, coloque em um recipiente fechado e leve ao congelador!
Dica: Aproveite os talos da Couve-flor para fazer sopas!
Nutrientes: Vitamina C, B5, B6, B9 e K. Pela grande quantia de antioxidantes, a couve-flor pode reduzir o risco de câncer pulmão, cólon, mama, ovário, próstata e rim.
 

Kiwi Nacional

Melhor época: de abril a agosto
Como escolher: Aperte o kiwi de leve. Se você sentir que ele afunda um pouquinho e volta a posição inicial, ele está ideal para consumo.
Como conservar: Para que dure mais, guarde o kiwi nas áreas mais geladas da sua geladeira. Tome cuidado apenas, para não ressecá-lo.
Dica: Se você comprou kiwis ainda verdes, coloque-os num saco plástico com uma maçã e controle diariamente seu amadurecimento, que acontece de forma muito rápida.
Nutrientes: Vitamina C e E, fibras, potássio e magnésio. Seus nutrientes são antiinflamatórios, antioxidantes e laxativos.
 
Gostou das dicas? Compartilhe conosco sua opinião!

Tags:

Deixe uma resposta