Sequelas da Pós-Covid e dicas de alimentação
Sequelas Pós-Covid e a alimentação. Qual a relação?
Você se recuperou da Covid-19 mas mesmo após alguns meses continua sentindo os efeitos da doença? Ou então, teve Covid, começou a apresentar alguns sintomas específicos após meses da sua recuperação, mas também não os associou à doença?
Saiba que você não está sozinho nessa.
Um estudo revelou que 1 em cada 3 pessoas que se recuperaram da Covid apresentaram algum tipo de queixa a longo prazo. Nesse cenário, a alimentação desempenha um papel fundamental, já que o coronavírus pode afetar nossa massa muscular e também levar a perda de nutrientes.
Num cenário geral, investir em alimentos que aumentam a imunidade é o primeiro passo para deixar o organismo sempre protegido e pronto para trabalhar na sua plena recuperação. Além de praticar atividades físicas com regularidade e ter um descanso adequado.
Confira aqui 8 alimentos que ajudam a aumentar a imunidade
Recomendamos sempre que cada pessoa tenha um acompanhamento nutricional individualizado e personalizado, afinal, cada caso é um caso, mas de forma geral:
Para quem teve muita perda de massa muscular:
Recomenda-se aumentar o aporte de proteínas. Se a perda de massa muscular foi muito grande, o ideal é procurar ajuda profissional, já que não adianta aumentar o consumo de proteínas aleatoriamente. Além disso, muitas vezes, é necessário suplementar alguns nutrientes.
Se o tempo de internação levou a feridas na pele:
Inclua alimentos cicatrizantes, que contenham Vitamina C, Zinco e Ômega-3.
Para quem perdeu o paladar ou o olfato:
É interessante treinar os sentidos com alimentos picantes.
Para quem está com perda de cabelo pós-covid:
Inclua na sua dieta alimentos ricos em Biotina (Vitamina B7), como nozes, leite e gema de ovo. A Vitamina B7 ajuda na formação e manutenção da saúde da pele e cabelos.
Manter o equilíbrio continua sendo a chave da alimentação saudável
Nós gostamos sempre de lembrar que não existem alimentos milagrosos. O principal fator para se ter uma alimentação saudável é o equilíbrio entre macro e micronutrientes.
Por isso, apegue-se a incluir alimentos de todos os tipos, inclusive carboidratos, mas de forma balanceada. E converse também com uma nutricionista para entender como chegar nesse equilíbrio da melhor forma! 😉