Receita de pão caseiro 100% integral

Se você já sabe tudo sobre as diferenças dos pães integrais vendidos no super mercado, e decidiu que uma mistura caseira seria o ideal, aqui está a receita que vai mudar sua vida:

Você vai precisar de:
2 xícaras de água morna
1 ½ colheres (chá) de fermento biológico seco
2 colheres (sopa) de açúcar
3 ½ xícaras de farinha integral
1 ¼ colheres (chá) de sal
Modo de preparo:
Misture a água morna com o fermento e o açúcar e deixe por aproximadamente 10 minutos para que o fermento comece a agir. Depois, em uma vasilha a parte, misture a farinha integral e o sal. Adicione a mistura liquida à farinha aos poucos enquanto mexe bem por aproximadamente um minuto. Em seguida cubra a massa com o saco plástico. Deixe por u hora e trinta minutos, para que a massa dobre de tamanho.  Volte a mexer por mais trinta segundos e depois deixe  descansar com o plástico de novo por mais uma hora
Hora de moldar a massa: mexa levemente para remover os gases e molde a cuidadosamente em uma forma para pães. É nessa etapa que o pão irá adquirir aproximadamente 90% do seu tamanho e formato final. Aproveite para desenhar na massa como gostaria que ela fique formada.
Volte a cobrir com o plástico e deixe descansar por mais 40 minutos. Fique de olho pois, pelo estado líquido da massa, ela pode transbordar, e você vai precisar limpar as laterais.
Por fim, asse o pão no forno pré-aquecido em 180 – 200° C. Asse por aproximadamente uma hora até que fique dourado. Lembre-se de esperar esfriar um pouco antes de desenformar.

Tags:

Deixe uma resposta