As gorduras do bem
Você sabia que nem toda gordura é ruim? As gorduras boas ou insaturadas, encontradas por exemplo, no abacate, no azeite, no açaí, nas frutas oleaginosas, nas sementes e em alguns peixes, promovem uma melhora na saúde. Elas reduzem o colesterol ruim, saciam a fome, são ricas em minerais, são anti-inflamatórias e ainda ajudam na saúde do coração!
Sim. Você pode e deve comer gordura. Mas esta quantidade, claro, tem que se manter em equilíbrio. Em média 30% do que você ingere diariamente.
Mas calma, algumas gorduras, as chamadas saturadas devem ser consumidas com moderação já que ela eleva os riscos de problemas no coração.
Confira os alimentos ricos nas gorduras do bem:
Comparação a cada 100g de alimento:Óleo de girassol: 62,6g
Rico em vitamina E e Ômega-6, um excelente antioxidante, o óleo de girassol auxilia na formação de hormônios, melhora a saúde cardiovascular e controla o colesterol no sangue.Deve ser consumido com moderação e a frio: 2 colheres de sopa a pratos salgados já é suficiente. Quando aquecido, o óleo de girassol perde suas propriedades benéficas.
Nozes: 44,1g
As nozes ajudam no aumento da imunidade, no fortalecimento de ossos, na prevenção do câncer de mama e de próstata e na saúde do coração. Além disso, são ricas em Ômega-3 e 6, Vitamina C e E, potássio, zinco e arginina.
Linhaça: 25,3g
A linhaça é rica em fibras, Ômega-3 e 6, magnésio, cálcio e manganês. Ela faz muito bem ao coração, ajuda no emagrecimento, controla inflamações, diabetes, ajuda no bom funcionamento intestinal e fortalece os ossos.
Gergelim: 22,5g
Esta deliciosa sementinha é riquíssima em nutrientes: Vitamina B6, triptofano, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, cobre e manganês. Ele controla a pressão, retarda o envelhecimento da pele, auxilia na digestão e no emagrecimento, além de aliviar a artrite e a ansiedade.
Sardinha: 11,9g:
A sardinha é super rica em Ômega-3, então ela é perfeita para você que quer manter a boa saúde do coração e ficar longe do câncer. Possui altos níveis de cálcio. Uma lata de sardinha tem mais cálcio que um copo de leite: 460 mg. Além disso ela oferece tanta proteína quanto a carne vermelha!