As frutas do Outono e seus benefícios

Se tem uma boa época para aproveitar os benefícios das frutas, esta é o outono, que chegou trazendo estes fortes elementos para a nutrição e alimentação diária de forma saudável. As frutas desempenham funções essenciais para o nosso organismo e possuem baixo valor calórico, desse modo, você se alimenta bem sem engordar.
As frutas podem ser grandes fontes de água, vitaminas, sais minerais, açúcares, carboidratos, fibras e proteínas, e no Outono elas ganham vivacidade e ficam maduras, então você pode aproveitar todos os benefícios da fruta enquanto elas estão mais bonitas e saborosas.
Saiba quais frutas se tornam mais saborosas durante o Outono e seus benefícios:

Abacate: É uma grande fonte de ômega 9, por isso é aliado no auxílio da redução e controle de colesterol. Consumir abacate ajuda ainda na redução do cortisol, um dos hormônios responsáveis pela compulsão alimentar e pelo acúmulo de gordura na região abdominal.
Apesar de todos os benefícios, é preciso tomar cuidado com o alto valor calórico da fruta, consumindo-a com moderação, especialmente quem quer perder peso.
Abacaxi: O abacaxi é fonte de bromelina, a enzina que ajuda o estômago na digestão. Além disso, possui efeito diurético, o que ajuda na eliminação dos líquidos retidos.
 
 
Maçã: As propriedades adstringente são excelentes para a garganta e as cordas vocais. Além disso, a casca possui pectina, que na redução do colesterol, da glicose e a constipação intestinal.
A maçã é também fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células.

Melão:
 O fruto é rico em potássio, mineral que ajuda na redução da pressão arterial, e é também fonte de bioflavonóides que possuem excelente ação antioxidante e anti-inflamatória.
Você pode aproveitar também as sementes do melão, que são fontes de cálcio. Além disso, contém grande quantidade de água, o que ajuda na hidratação do organismo e contribui para a saúde e a beleza da pele.
Morango: A grande quantidade de ácido elágico, presente no morango, é excelente na ação antioxidante que protege contra o câncer e retarda o envelhecimento.
A fruta também é rica em vitamina C, o que aumenta a imunidade, dá resistência aos tecidos e auxilia na cicatrização de ferimentos.
Banana: Grande fonte de potássio, o mineral que auxilia na redução da pressão arterial. Contém também triptofano, aminoácido estimulante da produção de seretonina, o neutrotransmissor responsável pelo bem estar, e por isso, ajuda a melhorar o humor.
 
Goiaba: A goiaba é uma fruta rica em vitamina C, fortalecedora do sistema e dando imunidade a ele. Contém também licopeno, o antioxidante relacionado a prevenção contra o câncer de próstata. A vitamina C estimula ainda as células da pele responsáveis pelo bronzeamento.
 
Agora que você conhece os benefícios que a estação pode proporcionar por meio dos frutos que nascem na época, que tal incluir estas frutas na sua lista de compras.

Tags:

Deixe uma resposta