Vitamina D no combate a tuberculose
Dia 24 de março é o Dia Mundial de Combate a tuberculose, doença infecto contagiosa causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK). A doença afeta principalmente os pulmões mas atinge também os ossos e rins. A bactéria que transmite a tuberculose é passada via aérea, quando ocorre a inalação de gotículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro da pessoa já infectada.
Na hora de se munir e combater a turbeculose , a vitamina D é a maior aliada. O combate direto a doença depende do sistema imunológico, onde linfócitos (parte do sangue responsável pela defesa ou imunidade do organismo) liberam proteína para que os glóbulos brancos ataquem as bactérias invasoras, inclusive a mycobacterium tuberculosis.
A vitamina D age no organismo de forma a permitir que este processo aconteça, por isso quanto mais presente no corpo, mais forte é o combate a tuberculose.
A tosse continua por mais de duas semanas é o principal sintoma de tuberculose. Nesse caso é preciso procurar um médico imediatamente.
Alimentação:
Para prevenir e até combater a tuberculose é preciso depositar altos níveis de vitamina D ao organismo, estes alimentos ajudam nessa tarefa:
Normalmente alimentos marinhos oferecem grandes índices de vitamina D, porém o salmão é o mais rico. Em apenas 100g do alimento há mais do que a recomendação de ingestão por dia.
Os queijos também possuem alto teor de vitamina D, e são opções de consumo para diversas horas do dia, podendo servir para consumo em todas as refeições.
Já entre as carnes vermelhas o bife de fígado é o maior provedor da vitamina D, pois em 100 gramas há 42% da vitamina.