Posted on / por Massima / in Dicas, Nutrição

Alimentação contra problemas femininos

O Dia Internacional da Mulher foi no último domingo (8), mas sabemos que a preocupação com o gênero feminino deve ser constante. Por isso especialistas estão sempre buscando soluções para os problemas de saúde que mais atingem as mulheres, a maioria deles, envolve alimentação e corpo saudáveis.

mulher saudável

Confira como a alimentação pode prevenir que estes problemas muito comuns não ameassem a vida das mulheres.

– Câncer de mama: Na maioria das vezes, o câncer de mama pode surgir por falta de nutrientes essenciais na alimentação de uma mulher, daquela que tem tendência de adquirir por causa de histórico familiar principalmente.

Os alimentos mais necessários para fortalecer o corpo da mulher e evitar a ameça do câncer de mama, são os vegetais. Alimentos ricos em glucosinolatos, como o brócolis, couve e outras hortaliças na cor verde, desempenharam um papel importante na redução de 45% de chances de mulheres desenvolverem o câncer de mama, segundo a pesquisa da Boston University. Outros alimentos que se pode adicionar a dieta diária são nabo, alface, abóbora e espinafre.

Além da alimentação saudável, exames de toque e consultas ao médico para exames de mamografia são importantes para manter-se atualizada com relação a sua saúde.

– Câncer de colo do útero: Geralmente causado pelo desenvolvimento do vírus HPV, o câncer de colo de útero pode ser facilmente identificado em exames de rotina, por isso, mantenha seu histórico hospitalar em dia. Mas a maior prevenção possível ainda é por meio do uso de preservativos durante relações sexuais.

A alimentação também pode ajudar a prevenir, por meio do consumo de peixe, que diminui em 33% o risco de desenvolvimento do vírus que provoca o câncer de colo do útero, isso graças ao ômega 3 presente em abundância no alimento.

– Menopausa: A menopausa afeta as mulheres em torno de 45 e 55 anos de idade. É uma mudança natural, que todas receberão. Por isso, uma boa alimentação pode ajudar a reduzir os sintomas mais incômodos da menopausa, tais como ondas de calor, ganho de peso, insônia e irritabilidade, e fazer com que a chegada desta fase seja menos desgastante e não atrapalhe a vida de uma mulher que precisa continuar ativa.

A palavra-chave para o conforto durante a menopausa é soja, ou melhor dizendo, isoflavonas presentes na composição da soja, e que são responsáveis pela redução das ondas de calor e mudanças de humor, e que acabam levando a outros problemas no período da menopausa. Os benefícios são mais efetivos com o consumo de até 54 miligramas de soja por dia.

– Infecção urinária: A infecção que causa dores ao urinar, além do desconforto e vontade de fazer isso toda hora, atinge cerca de 20% da população feminina brasileira e pode ser combatido com uma rotina regrada de higiene, e com a ingestão abundante de líquidos que mantém seu corpo saudável. Além da água que é recomendável para limpar o canal urinário e qualquer impureza nele, o suco de cranberry tem se destacado na prevenção da infecção urinária.

– Endometriose: Trata-se do crescimento do endométrio fora da cavidade uterina (tropas, ovários) intestinos e bexiga), e atinge cerca de seis milhões de brasileiras, com a possibilidade de 50% desse número tornar-se inférteis. Apesar das causas do problema ainda serem desconhecidos, possíveis tratamentos estão sendo desenvolvidos para eliminar o problema. Um deles está baseado na alimentação, com adição de alimentos ricos em ômega 3, como os peixes por exemplo. Também são recomendadas nozes castanhas e amêndoas para alimentação contra a Endometriose.

Tags:

Deixe um comentário