Alimentação contra o câncer
Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial da Luta contra o Câncer. E uma das formas de combater a enfermidade é manter uma boa alimentação com importantes elementos que podem agir diminuindo as chances para o câncer. Confira a lista dos alimentos que você pode contar como aliados:
Brócolis:
O brócolis, junto dos vegetais crucíferos (couve-flor, repolho, couve) contêm propriedades anticancerígenas. O diferencial do brócolis, é que ele é o único com quantidade considerável sulforafano, um composto que estimula as enzimas protetoras do corpo e elimina substâncias cancerígenas. O sulforafano também tem como alvo as células-tronco do câncer, que ajudam no crescimento do tumor. O alimento ajuda a combater câncer de mama, fígado, pulmão, próstata, pele, estômago e bexiga.
Frutas vermelhas:
As frutas vermelhas contêm fitonutrientes anticancerígenos. As framboesas pretas, em particular, apresentam altas concentrações de fitoquímicos chamados antocianinas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e retém a formação de novos vasos sanguíneos (que podem alimentar um tumor canceroso). As frutas vermelhas previnem contra o câncer de cólon, esôfago, e pele.
Tomate:
A cor vermelha do tomate é graças ao caratenoide chamado licopeno. O licopeno é também responsável por parar o crescimento de células do câncer do endométrio. O tomate também ajuda a combater o câncer de pulmão, próstata e estômago.
Para potencializar o efeito do licopeno, prefira o tomate cozido, pois o processo de aquecimento aumenta a quantidade do caratenoide.
Nozes:
Os fitoesteróis presentes nas nozes bloqueiam os receptores de estrógeno em células de câncer de mama e também desaceleram o crescimento dessas células, além de ajudar a combater o câncer de próstata. Consuma 28g diárias da iguaria.
Alho:
As nitrosaminas, substâncias cancerígenas formadas no estômago podem ser facilmente combatidas com a ajuda dos fitoquímicos presentes no alho. O consumo de alho diariamente pode deter certos cânceres como o do cólon, de mama, esôfago e claro, estômago.
Feijão:
A dieta rica em leguminosas aumenta os níveis do butirato, que, em altas concentrações, tem efeito protetor contra o crescimento do câncer. Pesquisas constatam ainda que o feijão é eficaz na prevenção do câncer de mama.
Adicione em meia xícara da leguminosa algumas vezes por semana.
Vale lembrar que a alimentação é uma forma de proteger e fortalecer o corpo contra o câncer, e não garante a cura ou a anulação da doença. É sempre importante procurar um médico.