Alimentos orgânicos: motivos para incluí-los na sua rotina

O interesse por alimentos orgânicos nunca foi tão forte, eles conquistaram os espaços exclusivos dos supermercados e suas embalagens comprovam com orgulho sua origem orgânica.

Mas você sabe o que é alimentação orgânica? Você conhece os fatores que distinguem esses produtos dos produtos tradicionais?

Você sabe como eles beneficiam sua saúde, o meio ambiente e a sociedade como um todo?

Portanto, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Aprenda por que os alimentos orgânicos fazem tanto sucesso e por que você deve consumi-los a partir de agora.

 

 

O que são os alimentos orgânicos?

Antes de entender o que são os alimentos orgânicos, vamos falar um pouco sobre os produtos orgânicos.

Geralmente são fabricados em um sistema que beneficia o ecossistema local, protege os recursos naturais, respeita as características socioeconômicas e culturais das comunidades locais, garante os direitos dos trabalhadores relevantes e não usa organismos geneticamente modificados ou produtos químicos sintéticos.

Pode-se concluir que os alimentos orgânicos incluem alimentos produzidos de forma a reduzir a poluição ambiental, não cultivam plantas geneticamente modificadas e não utilizam agrotóxicos ou outras substâncias sintéticas (como hormônios e medicamentos veterinários).

 

 

Não utilizam hormônios

Para ser considerado um alimento orgânico, o alimento não deve ser fortificado com hormônios, ou seja, deve vir especificamente da natureza, devem germinar de plantas sem intervenção, para que se tornem maiores e próprios para consumo.

Por isso, a mesma fábrica costuma produzir batatas de tamanhos diferentes, cenouras com tamanhos diferentes e até tomates de cores diferentes.

O mesmo se aplica aos produtos de origem animal orgânica. No sistema de produção orgânico, apenas produtos orgânicos e naturais são usados ​, além de recursos ​​para garantir seu bem-estar e saúde. Além disso, os animais se reproduzem e desmamam naturalmente.

 

 

Não fazem uso de melhoramento genético

O melhoramento genético em alimentos orgânicos é frequentemente usado para aumentar a produtividade, como eliminar a suscetibilidade das plantas a pragas.

No entanto, pode alterar a composição dos alimentos, o que tem um impacto direto e negativo na força nutricional, no sabor, no aroma e na textura dos alimentos, pelo que os ingredientes considerados orgânicos não podem ser modificados geneticamente.

Ao cultivar vegetais, os agricultores orgânicos levarão em consideração o ciclo sazonal e as particularidades de cada região ao cultivar as plantas. A colheita ocorre durante a maturidade e não são usados ​​indutores artificiais.

 

 

Quais os benefícios da alimentação orgânica?

Confira os principais benefícios e impactos positivo dos alimentos orgânicos:

 

 

Saúde e bem-estar

A vantagem mais óbvia está na definição do próprio produto orgânico. Ou seja, o processo de fabricação não utiliza substâncias sintéticas como agrotóxicos, fertilizantes, antibióticos e outros medicamentos veterinários, que podem ser prejudiciais à saúde, principalmente a longo prazo.

Deve-se considerar também que a alimentação é a razão de atingir dois objetivos humanos: obter nutrição e satisfação, ou seja, ela não só nos mantém vivos, mas também nos ajuda a sentir-nos confortáveis ​​ao comer.

Nesse sentido, os alimentos orgânicos agregam valor, nutrição e satisfação, são mais saborosos e as receitas muito agradáveis.

 

 

Onde encontrar alimentos orgânicos?

Depois de compreender os benefícios da alimentação orgânica, muitas pessoas optam por incluir a alimentação orgânica no seu dia a dia, pois o mercado tenta atingir o maior número de pessoas possível.

Para quem quer integrar os alimentos orgânicos no dia a dia, mas não quer se dar ao trabalho de sair para procurar, existem opções mais práticas no mercado.

Existem empresas entregam produtos orgânicos diretamente em sua casa ou local de trabalho. Basta fazer o pedido online.

Em algumas cidades, por causa das feiras locais de orgânicos, muitas pessoas têm mais facilidade em encontrar os alimentos, então os preços são mais variados.

 

Como você pôde ver, a escolha de alimentos orgânicos é uma escolha saudável, ecologicamente correta e capacitadora para os pequenos agricultores.

Então, que tal desenvolver o hábito de incorporar alimentos orgânicos em sua vida diária?

Se você gostou do nosso artigo e quer conhecer mais sobre outros temas relevantes, visite o nosso blog e fique por dentro de todas as nossas postagens.

Deixe uma resposta