Fortalecer o sistema imune através da alimentação – saiba como
Quando pensamos em melhorar o sistema imune, imediatamente pensamos na necessidade de melhorar nossa alimentação, mas essa associação está correta?
Na verdade, as vitaminas e minerais encontrados em vários alimentos são essenciais para equilibrar e manter um corpo saudável.
Quando falamos em infecções (bactérias ou vírus), nosso sistema imune precisa funcionar bem. Nesse sentido, a dieta pode ajudar no controle do coronavírus.
Mas, por favor, entenda que isso não significa que bons hábitos alimentares e hábitos saudáveis (como bom sono e exercícios físicos) o tornarão 100% imune ao vírus.
Para combater o vírus, o sistema imune precisa ser fortalecido. Portanto, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada e atender a todas as necessidades do corpo a tempo de evitar que a infecção se transforme em uma forma mais grave de doença.
Vamos falar mais sobre como a alimentação pode fortalecer o nosso sistema imune? Continue a leitura conosco.
Nunca teve uma alimentação saudável antes? Nunca é tarde para começar
Se você não desenvolveu hábitos saudáveis até ontem, hoje é o dia de começar. De um modo geral, os benefícios de uma boa nutrição aparecerão por muito tempo, mas os especialistas afirmam que algumas alterações metabólicas acontecerão em um dia.
É importante ressaltar também que, de acordo com as necessidades e análises clínicas (exames laboratoriais), por meio de uma alimentação adequada, não há necessidade de adição de suplementos nutricionais – exceto por prescrição ou recomendação do nutricionista.
É importante cuidar da sua saúde intestinal
Nesse caso, um dos órgãos mais importantes é o intestino, pois é como um filtro que pode tirar o que sobra e o que sobra no corpo. Se houver um problema de órgão, as toxinas permanecerão no corpo, o que pode afetar o sistema imune.
O intestino contém a microbiota intestinal. Essas bactérias se alimentam dos alimentos que ingerem, se multiplicam e produzem mais nutrientes para serem consumidos.
Além disso, a microbiota protege as células epiteliais intestinais, evitando a invasão de bactérias patogênicas que podem causar infecção.
Priorize certos nutrientes
Comer alimentos naturais é importante porque eles têm alto valor nutricional, contêm vitaminas e minerais e têm funções oxidativas e anti-inflamatórias, que têm um efeito positivo na saúde e no sistema imune.
Os nutrientes mais importantes que sustentam um sistema imunológico saudável são: vitamina C, vitamina D, vitamina E, ácido fólico, carotenóides, zinco e selênio.
A dosagem recomendada depende das características de cada pessoa, mas os especialistas recomendam de 3 a 5 porções de 100 gramas de frutas por dia.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.
Conheça um pouco mais de cada um deles:
Vitamina C
A vitamina C não é produzida pelo corpo humano, por isso deve ser ingerida através dos alimentos. Este nutriente é um poderoso antioxidante para a regeneração de tecidos.
Também pode prevenir doenças, especialmente virais, apoiar os linfócitos responsáveis pela imunidade ao vírus, afetar a regeneração celular e manter a condição da pele e das membranas mucosas.
Carotenoides
Os carotenoides são compostos que causam pigmentação amarela, laranja e vermelha nos alimentos. Eles têm efeitos antiinflamatórios e fortalecem o sistema imune.
Portanto, é necessário incluir vegetais e frutas amarelos, laranja, vermelhos e verdes escuros, como damascos, mangas, cenouras, abóboras, tomates, frutas vermelhas, brócolis e repolho.
Vitamina E
Ao prevenir o envelhecimento celular, retardando assim os danos dos radicais livres, a vitamina E pode fortalecer o sistema imune.
Além disso, essa substância também tem efeitos antiinflamatórios, evita a agregação plaquetária e melhora a função dos leucócitos (que protegem o corpo de infecções, doenças, alergias e resfriados, e fazem parte do sistema imunológico de qualquer pessoa).