Pão integral: qual escolher?
Os pães integrais tem ocupado um grande espaço nas gôndolas dos supermercados, desse modo, você se vê diante de várias opções na hora de comprar. São mais de 130 tipos, entre eles, 100% integral, sete grãos, 12 grãos, soja, quinua.
Com essa variedade, é fácil se perder na hora de comprar, pois um pão vendido como mais saudável nem sempre tem muito mais nutrientes do que o tradicional pão branco.
Nos Estados Unidos, um produto precisa ter pelo menos 51% de grãos integrais para ser denominado integral. Como no Brasil não existe uma legislação que regulamenta essa avaliação, aqui essa regra não é válida.
- Lendo o rótulo:
O primeiro passo para aprender a comprar o pão integral, é aprender a ler o rótulo do produto. Observe primeiro se há todas as informações obrigatórias na embalagem: a quantidade de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e sódio, todas informações exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Depois de confirmar se há as informações básicas necessárias, observe mais atentamente o rótulo, onde pode-se constatar, por exemplo, que a quantidade de grãos num pão pode não significar mais fibras em relação a outro com menos grãos, tudo depende de sua composição e receita.
- Obtendo todos os benefícios:
O pão integral ideal para fornecer mais benefícios, é o que contém de 50% a 85% de grãos integrais, como aveia, trigo, linho, centeio e linhaça. É importante também, verificar o teor de fibras. O ideal são pães que têm duas gramas de fibras por fatia. Outro componente que merece atenção na hora da compra, é o sódio, que se em grande quantidade, traz prejuízos ao controle da pressão arterial. Se houver duas opções ou mais com a mesma quantidade de fibras, prefira a que tem menos sódio. Os pães integrais devem ter em média, 33% menos sódio do que os pães brancos.
Um pão integral de boa qualidade, além de ser mais nutritivo devido às fibras e às vitaminas, melhora o funcionamento intestinal e promove uma digestão lenta, proporcionando uma sensação de maior saciedade. Por dia, recomenda-se a ingestão de 25 a 30 gramas de fibras. Mas o ideal é que o pão não seja a única fonte delas.