Mitos e verdades sobre a culinária japonesa
A culinária japonesa tem feito a cabeça dos brasileiros, a cada dia mais restaurantes especializados nesta iguaria tem recebido mais clientes de todas as idades, ganhado filiais e até concorrentes.
Junto com o crescimento do hábito de comer a comida japonesa, vem os mitos e verdades, que vamos desvendar agora.
Comida japonesa não engorda
Mito. Apesar de ser natural e de conter grande quantidade de peixes, que não há calorias, alguns pratos têm menos calorias que outros, mas se misturados e consumidos em excesso podem contribuir para o aumento de peso.
Não é preciso se preocupar com a saúde
Mito. A principal causa da preocupação com a saúde ao comer alimentos japoneses, são os molhos a base de soja, onde há alta quantidade de sódio e contribui para o aumento da pressão sanguínea, ácido úrico e retenção de líquido.
Comida japonesa mata a fome
Verdade. A culinária japonesa traz uma sensação de saciedade, pois os alimentos usados para compor os pratos são ricos em nutrientes que deixam o corpo satisfeito. As algas são as principais matadoras da fome, pois aumentam de tamanho no estômago.
Retarda o envelhecimento
Verdade. O Ômega 3 (gordura “do bem”) encontrado nos peixes utilizados nas iguarias, como o salmão e o atum, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce e ainda estimula a saúde do cérebro.