milho verde
Posted on / por massima / in Dicas, Nutrição

Milho: a opção saudável das Festas Juninas

Maçã do amor, morango com chocolate, cachorro quente, pastel, bolos, caldo verde! Nossa, só de ler, já deu uma engordada não é? Na mente talvez. Com tantas tentações é até difícil frequentar uma Festa Junina, tão típicas no mês de junho.

Se não quer deixar de ir aos festejos, mas também quer manter a dieta, aposte no milho! E você nem vai precisar repetir o prato sempre, pois é um alimento que além de proporcionar benefícios para a saúde, proporciona muitas opções típicas da festa.

O milho é um cereal rico em carboidratos e uma ótima fonte de energia, necessário mesmo para quem está de dieta, ao contrário do que muitos pensam. Os carboidratos encontrados no milho são chamados “complexos”, eles ajudam a diminuir a vontade de comer doces.
O ácido fólico, também presente no milho, ajuda na prevenção de doenças cardíacas pois reduz os níveis de homocisteína, proteína que se em excesso, pode causar danos às artérias.
Outro benefício é a Vitamina B1 (tiamina), conhecida como a vitamina da memória. Ela participa dos impulsos nervosos no cérebro, fazendo as transmissões entre neurônios.
Para quem quer emagrecer, o milho é útil pois é fonte de fibras que são aliadas no funcionamento intestinal, no controle do colesterol e no aumento da saciedade. Além de não conter glúten, sendo uma opção adequada para quem tem sensibilidade ao nutriente ou doença celíaca.
Os benefícios do milho se mantém no benefício a beleza. A vitamina A traz mais brilho e vitalidade para a pele, as unhas e os cabelos.

Para apostar em pratos diferentes com o milho sem perder seus benefícios, aí vão as dicas:

Milho cozido: Rico em fibras, ele deve ser consumido apenas com um pouco de sal, sem manteiga ou margarina, para não elevar o valor calórico.

Milho de pipoca: A pipoca é polêmica pelo seu peso calório, mas se feita sem ou com pouquíssima gordura ou açúcar não provoca problemas, mas ainda deve ser consumida com moderação.

Óleo de milho: Ele é rico em gorduras polinsaturadas, que fazem bem ao coração.

Milho em conserva: Este deve ser consumido com muita atenção. Ele é rico em sódio, mas pobre em nutrientes, devido ao processo de conservação. Uma opção para o dia a dia é preparar o seu próprio alimento. Cozinhe e congele em pequenas porções fora da espiga.

Na Festa Junina: O milho verde também pode estar presente em vários pratos, como na pamonha, curau e creme de milho. E ainda pode-se extrair farinha de milho e fubá deste cereal e com ela preparar cuscuz, bolos e pães, substituindo os bolos de chocolate, por exemplo.

Tags:

Deixe uma resposta