safra de abril e maio
Posted on / por Massima / in Dicas

Economize no mercado: De Abril a Maio

Todo mundo sabe que as frutas, legumes e vegetais têm época certa de plantio e colheita.

Dessa forma, alguns meses são melhores para comprá-los em relação à qualidade e preço.

Vamos dar algumas dicas de quais alimentos comprar de abril a maio e a melhor forma de escolhê-los no mercado, na feira ou na quitanda!

Batata

Melhor época: de Janeiro a junho
Como escolher: Escolha as batatas mais duras, com a pele lisa, sem manchas nem brotos. Quanto mais cor a batata tiver, mais nutrientes ela possuirá.
Como conservar: Guarde as batatas fora da geladeira, em local escuro e fresco. O frio da geladeira faz com que o amido da batata se transforme em açúcar, o que pode dar cor e gosto estranhos ao alimento.
Dica: Não guarde as batatas perto das cebolas. Estes alimentos estimulam a decomposição de ambos.
Nutrientes: Vitamina B, C, fibras e carboidratos, que são absorvidos rapidamente pelo organismo.
Prefira consumi-las assadas ou cozidas e substitua a manteiga por iogurte para deixá-las mais molhadinhas!

Rúcula

Melhor época: de maio a outubro
Como escolher: Os melhores pés de rúcula são os que possuem as folhas firmes e bem verdes. Quando “quebrados” as folhas murcham e amarelam mais rápido.
Como conservar: A rúcula não dura por muito tempo, então o ideal é comprá-la em pequenas quantidades. Na geladeira ela pode durar até 4 dias. Procure guardá-las em saco plástico ou pote com tampa.
Nutrientes: Vitamina K e B9. Possui substâncias antioxidantes, que reduzem o risco de diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares, e fibras.

Abóbora

Melhor época: de maio a setembro
Como escolher: Prefira as abóboras de casca lisa, sem brilho nem manchas. Quando muito brilhantes, é sinal de que foram colhidas prematuramente. As menores são mais saborosas!
Como conservar: Se não estiver cortada, a abóbora resiste a bastante tempo fora da geladeira. Se já estiver picada, mantenha-a dentro de sacos plásticos ou potes dentro da geladeira.      Você também pode congelá-la crua ou pré-cozida sem problemas!
Nutrientes: Betacaroteno, Vitamina C e E, fibras, ferro, fósforo e potássio. Por suas propriedades antioxidantes, a abóbora pode reduzir o risco da alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e problemas nos olhos.

Abacate

Melhor época: de janeiro a outubro
Como escolher: Escolha os abacates mais pesados. Os muito duros ainda não estão bom para consumo. Prefira os de casca verde-claro e sem manchas, porém algumas manchas marrons são normais e apenas superficiais, e não prejudicam a qualidade da fruta.
Como conservar: Se ainda não estiver maduro, guarde o abacate fora da geladeira. Quando maduro, guarde em local fresco e arejado. Se usar só metade do abacate, guarde a outra metade com casca, isso atrasa a decomposição da fruta!
Dica: Para evitar que o abacate fique escuro depois de cortado ou amassado, passe um pouco de limão na fruta!
Nutrientes: Vitamina C, fibras e folato, além das chamadas pró-anticianidinas e gorduras monoinsaturadas, substâncias que reduzem o colesterol.

Gostaram das dicas?

Em breve postaremos mais frutas, legumes e vegetais da estação, ideais para quem quer mais qualidade nos pratos e menos gasto no bolso!

Tags:

Deixe uma resposta