Posted on / por massima / in Nutrição

Comida para o cérebro

comida-mente

Você sabia que o cérebro usa em média 50% da energia que o corpo capta na alimentação? Esta alta taxa é necessária para o correto funcionamento do órgão, que faz sinapses, elimina toxinas e equilibra as células cerebrais. Mas como você já deve imaginar, de nada adianta uma alimentação restrita e baseada apenas em açúcares. Para que o cérebro exerça suas funções com sucesso, você precisa de uma alimentação balanceada.

Sua dieta precisa de alimentos:

  • Reguladores: Frutas, verduras, sementes, legumes e grãos integrais

  • Energéticos: Pães, massas, batata, mandioca, carboidratos em geral

  • Construtores: Carnes, aves, peixes e ovos. Proteínas em geral.

 

Descubra quais nutrientes são essenciais para o bom funcionamento do seu cérebro nas diferentes fases da vida:

 

DE 0 A 20 ANOS:

Quando crianças e adolescentes, todos os nutrientes são importantes pra o nosso cérebro. Aliás, a deficiência de alguma vitamina ou mineral pode levar a alterações das funções cerebrais. A anemia,por exemplo, que é a falta de ferro no organismo afeta o desenvolvimento cognitivo e está associada a depressão e a fadiga.

 

DE 20 A 59 ANOS

Nesta fase, as vitaminas do complexo B (B2, B12, B6 e ácido fólico) são essenciais. para o cérebro. Elas evitam a  perda da memória, evitam lesões vasculares e retardam a demência. Tenha sempre no prato: Carnes, salmão, ovos, folhas verdes, banana e tomate. A Vitamina E, encontrada nas frutas oleaginosas (castanhas, amêndoas, avelãs…), protegem as membranas nervosas.

 

MAIS DE 60 ANOS

A Tiamina ou Vitamina B1 faz com que a glicose seja bem absorvida pelas células neurais Você pode encontrá-la em pescados, carnes, leguminosas e leite. A Vitamina B12 auxilia também a manutenção das células do sistema nervoso e preserva a memória, o equilíbrio e evita a anemia. Mantenha no prato: carnes, laticínios e ovos.

CONFIRA OS PRINCIPAIS NUTRIENTES QUE ATUAM NA BOA SAÚDE CEREBRAL:  
comida para o crebro
Descubra também como aumentar seu poder de concentração clicando aqui

Tags:

Deixe uma resposta