Posted on / por Massima / in Dicas, Nutrição

10 alimentos que controlam o colesterol alto

Quem sofre com problemas consequentes de colesterol alto deve manter uma dieta regrada para poder viver bem e com saúde.
Cuidar do colesterol afasta risco de infarto e derrabe cerebral, além de outras doenças como Mal de Alzheimer. Selecionamos 10 alimentos que mantém bem longe as doenças do coração e ajudar a equilibrar os índices de colesterol:
Peixes: Prefira o salmão, atum e truta, pois neles se concentram as maiores fontes de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, insaturada. A gordura insaturada ajuda nos níveis de triglicerídeos, reduzindo o risco de formação de coágulos no sangue, além de torna-lo mais fluido, sendo uma importante ferramenta de combate a doenças cardiovasculares.
Azeite: Fonte de ácido oléico, que regula as taxas de colesterol e protege de doenças cardíacas, o azeite faz bem ao aparelho cardiocirculatório, e ainda é uma grande fonte de antioxidantes, como vitamina E.
 
 
 
 
 
Alcachofra: As fibras da alcachofra são resistentes a ação de enzimas, por isso apresentam muitas vantagens, como diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos, redução do risco de obesidade e diabetes e fatores de risco para a saúde do coração.
 
Laranja: Os flavonoides, substâncias antioxidantes presentes na fruta, diminuem os níveis de LDL no organismo, pois limitam a absorção do colesterol no intestino.
 
 
 
 
Vinho: Se a ingestão da bebida for moderada, entre uma ou duas doses por dia), ela é capaz de promover a elevação de aproximadamente 12% nos níveis de HDL, o colesterol bom, semelhante à encontrada com a prática de exercícios. Os mesmos flavonoides presentes na  laranja são o que garantem a quantidade necessária de antioxidantes, vasodilatadoras e anti-coagulante plaquetária.
 
 
Linhaça: A semente de linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3, logo, é responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares, e por evitar coágulos ao diminuir as taxas de colesterol total de colesterol ruim e aumentas a de colesterol bom. Aposte na semente moída ou triturada, pois seus benefícios se potencializam.
 
 
Canela: Consumir meia colher de sopa de canela por dia tem papel importante no combate ao colesterol ruim, tal redução é resultado da ação da grande quantidade de antioxidantes presentes na canela.
 
 
 
 
Soja: A soja é uma excelente opção para quem quer proteger o coração, pois ajuda a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de fortalecer o organismo de infecções.
 
 
Açaí: O grande teor de gordura presente no açaí pode ser reaproveitado se considerarmos as gorduro monoinsaturadas, que estão presentes em 60% do alimento e as poli-insaturadas, presentes em 13%. Essas gorduras são importantes na redução do colesterol ruim e na melhora do colesterol bom, e contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares.
 
 
 
Chá verde: Os flavonoides encontrados neste tipo de chá funcionam como antioxidantes e ajudam a prevenir a inflamação dos tecidos. Estas substâncias ainda protegem da formação de coágulos no sangue, principais causas de problemas no coração.
 
É importante lembrar que é preciso manter uma vida ativa, com praticando exercícios físicos regularmente. Só assim, equilibrando boa alimentação e exercícios, é possível manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio.

Tags:

Deixe um comentário