Fortalecer o sistema imune através da alimentação – saiba como

Quando pensamos em melhorar o sistema imune, imediatamente pensamos na necessidade de melhorar nossa alimentação, mas essa associação está correta?

Na verdade, as vitaminas e minerais encontrados em vários alimentos são essenciais para equilibrar e manter um corpo saudável.

Quando falamos em infecções (bactérias ou vírus), nosso sistema imune precisa funcionar bem. Nesse sentido, a dieta pode ajudar no controle do coronavírus.

Mas, por favor, entenda que isso não significa que bons hábitos alimentares e hábitos saudáveis ​​(como bom sono e exercícios físicos) o tornarão 100% imune ao vírus.

Para combater o vírus, o sistema imune precisa ser fortalecido. Portanto, é importante manter uma dieta saudável e equilibrada e atender a todas as necessidades do corpo a tempo de evitar que a infecção se transforme em uma forma mais grave de doença.

Vamos falar mais sobre como a alimentação pode fortalecer o nosso sistema imune? Continue a leitura conosco.

 

 

Nunca teve uma alimentação saudável antes? Nunca é tarde para começar

Se você não desenvolveu hábitos saudáveis ​​até ontem, hoje é o dia de começar. De um modo geral, os benefícios de uma boa nutrição aparecerão por muito tempo, mas os especialistas afirmam que algumas alterações metabólicas acontecerão em um dia.

É importante ressaltar também que, de acordo com as necessidades e análises clínicas (exames laboratoriais), por meio de uma alimentação adequada, não há necessidade de adição de suplementos nutricionais – exceto por prescrição ou recomendação do nutricionista.

 

 

É importante cuidar da sua saúde intestinal

Nesse caso, um dos órgãos mais importantes é o intestino, pois é como um filtro que pode tirar o que sobra e o que sobra no corpo. Se houver um problema de órgão, as toxinas permanecerão no corpo, o que pode afetar o sistema imune.

O intestino contém a microbiota intestinal. Essas bactérias se alimentam dos alimentos que ingerem, se multiplicam e produzem mais nutrientes para serem consumidos.

Além disso, a microbiota protege as células epiteliais intestinais, evitando a invasão de bactérias patogênicas que podem causar infecção.

 

 

Priorize certos nutrientes

Comer alimentos naturais é importante porque eles têm alto valor nutricional, contêm vitaminas e minerais e têm funções oxidativas e anti-inflamatórias, que têm um efeito positivo na saúde e no sistema imune.

Os nutrientes mais importantes que sustentam um sistema imunológico saudável são: vitamina C, vitamina D, vitamina E, ácido fólico, carotenóides, zinco e selênio.

A dosagem recomendada depende das características de cada pessoa, mas os especialistas recomendam de 3 a 5 porções de 100 gramas de frutas por dia.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais por dia.

Conheça um pouco mais de cada um deles:

 

 

Vitamina C

A vitamina C não é produzida pelo corpo humano, por isso deve ser ingerida através dos alimentos. Este nutriente é um poderoso antioxidante para a regeneração de tecidos.

Também pode prevenir doenças, especialmente virais, apoiar os linfócitos responsáveis ​​pela imunidade ao vírus, afetar a regeneração celular e manter a condição da pele e das membranas mucosas.

 

 

Carotenoides

Os carotenoides são compostos que causam pigmentação amarela, laranja e vermelha nos alimentos. Eles têm efeitos antiinflamatórios e fortalecem o sistema imune.

Portanto, é necessário incluir vegetais e frutas amarelos, laranja, vermelhos e verdes escuros, como damascos, mangas, cenouras, abóboras, tomates, frutas vermelhas, brócolis e repolho.

 

 

Vitamina E

Ao prevenir o envelhecimento celular, retardando assim os danos dos radicais livres, a vitamina E pode fortalecer o sistema imune.

Além disso, essa substância também tem efeitos antiinflamatórios, evita a agregação plaquetária e melhora a função dos leucócitos (que protegem o corpo de infecções, doenças, alergias e resfriados, e fazem parte do sistema imunológico de qualquer pessoa).

Tags:

Deixe uma resposta