A alimentação durante a gravidez
O tão conhecido mito de que quanto mais a mulher grávida ganhar peso, melhor para sua gestação, é um grande exagero.
Claro, que ganhar peso não só é inevitável, como também necessário para a futura mamãe e para o bebê, mas a gestante não deve comer por dois, e sim consumir nutrientes e vitaminas para os dois, para assim ter 9 meses saudáveis.
O consumo de vitaminas, minerais e calorias deve aumentar, mas não ultrapassar a meta que normalmente é recomendável (300 kcal por dia).
A gestante deve fazer de seis a oito refeições diárias, dando preferência a frutas, legumes e verduras.
É importante também, para ajudar no equilíbrio de todas essas refeições, que haja um horário estabelecido para todas elas.
Mesmo que a fome e os desejos aumentem neste período, não é desculpa para descuidar da alimentação, então é bom moderar no consumo de fast foods e preferir carnes magras.
Durante a gestação, evite:
– Peixes e frutos do mar crus, carne bovina e de porco malpassada e alimentos que levem ovos crus (massa de bolo, gemada e algumas sobremesas). Desta forma você previne que algumas bactérias contidas nestes alimentos afetem o bebê.
– Alimentos que normalmente causam alergia como, nozes, castanhas, amendoim. Principalmente se houver alguém da família com alergia a algum alimento.
– Bebidas alcoólicas. O consumo de álcool pode causar sérios problemas ao feto.
– Bebidas e alimentos com cafeína. Prefira bebidas descafeinadas, se não puder evitar, não abuse.
Abuse durante a gestação:
– Consuma vegetais coloridos todos os dias. Cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.
– Aposte nas frutas como sobremesa, uma após cada refeição.
– Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Use a criatividade e crie vários pratos com grãos.
– Prefira os carboidratos integrais como arroz integral.
– Escolha carnes magras como o peito de frango, carne bovina de segunda classe, e tente fritar ovo sem utilizar óleo.
– Beba muita água! Hidrate seu corpo sempre que puder, sucos e vitaminas são boas variações.
Não esqueça que o pré-natal e o acompanhamento de um pediatra e ginecologista é fundamental para o período de gestação, acrescente também na lista de cuidados médicos um nutricionista para acompanhar este período.