
A força das vendas (e das mulheres ao redor)
Por Beatriz Busse – Diretora Comercial
“Frio na barriga, controle da ansiedade, atenção aos detalhes, sensibilidade, ser boa ouvinte, gerenciar objeções e conflitos…” A lista é longa e intensa!
Esse é o pacote de quem escolheu viver, dia após dia, essa montanha-russa de emoções chamada vida comercial. Seja como vendedora, comercial, executiva de contas, o nome pouco importa: o que nos une é a paixão pela venda.
Celebramos cada conquista como se fosse a primeira. Sofremos cada perda como se fosse pessoal. O otimismo é combustível, a energia transborda, e, sim, a competitividade interna, às vezes, é inevitável. Mas, ao longo desses 20 anos na profissão, algo muito maior se revelou nesse caminho.
Conheci mulheres incríveis, profissionais que, não apenas compartilharam aprendizados e conselhos, mas também estenderam a mão nos momentos difíceis. Aquelas que, mesmo em um mercado competitivo, escolheram colaborar. Que torceram genuinamente umas pelas outras.
E foi assim que compreendi o verdadeiro poder da S.O.R.O.R.I.D.A.D.E.
Uma palavra que vem do latim, onde “soror” é irmã e “idade”, estado ou condição. Esse conceito de irmandade, ainda pouco difundido, se baseia no apoio, respeito, empatia e união entre mulheres. Foi materializado para mim nas conversas de bastidores, nos cafezinhos entre reuniões, nas mensagens de incentivo no fim de um dia puxado. Em cada gesto genuíno de ajuda, em cada palavra de encorajamento.
Hoje, tenho certeza de que foram essas conexões reais que deram um sabor especial à jornada. Elas foram o fermento que ajudou o “bolo a crescer”.
Se hoje estou à frente da área comercial da Massima, com um time que admiro e que me inspira todos os dias, devo muito a essas mulheres que cruzaram meu caminho. Líderes, pares, colegas de outras empresas e, sim, amigas. Mulheres que me mostraram que crescer juntas é possível – e muito mais poderoso.
Aqui na Massima, e no setor de foodservice como um todo, vemos uma presença feminina forte, competente e resiliente. Mulheres que equilibram múltiplos turnos entre trabalho, filhos, estudos, família. E, mesmo diante de tantos desafios, não perdem a generosidade no olhar, nem a leveza na caminhada.
A sororidade se manifesta no dia a dia. No reconhecimento das pequenas vitórias, no acolhimento nas adversidades. No elogio sincero, no abraço silencioso, na ajuda espontânea, no senso de rede. No compromisso de impulsionar, não apenas a si mesma, mas todas ao redor.
Não é só sobre bater metas. É sobre buscar o resultado coletivo, arregaçar as mangas e estender a mão para fortalecer as entregas e celebrar a vitória compartilhada!
É a certeza de que temos uma rede de apoio que nos impulsiona a ir além, a crescer e a sermos a nossa melhor versão, juntas.
Essa é a essência do que fazemos aqui na Massima. E é o que me move todos os dias.
A você que nos lê: como a sororidade se faz presente na sua jornada profissional?