Alimentação saudável para crianças

Em época de volta as aulas a alimentação dos filhos é uma preocupação normal entre os pais, especialmente porque não poderão estar perto da criança durante o dia para saber o que e como estão comendo. Muitas vezes a questão é se a criança come pouco, ou se come demais e principalmente o que comem, considerando o que é vendido em cantinas de escola.
O primeiro passo para conduzir uma alimentação saudável para as crianças é ensinar bons hábitos alimentares em casa e depois, mante-los mesmo diante das tentações do dia a dia.

Deixe-o participar
Não que seu filho precise ler o cardápio em um restaurante ou fazer a lista de comprar claro, mas é importante que a criança participe. Leve-a ao mercado, explique o porque está escolhendo os alimentos, ou deixe-o escolher dentro de opções, por exemplo faça-o escolher entre alface ou rúcula.
Transforme em brincadeira
Alimentação é coisa séria, mas seu filho não precisa ver dessa forma. Proponha brincadeiras que o estimule a descobrir e distinguir os alimentos que lhe fazem bem, por exemplo, no mercado ou em casa ao guardar as comprar, faça o caça-alimentos, peça-o para achar o brócolis, as frutas, as bolachas.
Alimentação vem de casa
Não force a criança a comer alimentos saudáveis enchendo seu prato com eles, estimule-o a pedir por esses alimentos dando o exemplo. Ao ver sua família está consumindo a salada, a criança também ficara curiosa e provará. É importante também ter sempre a família reunida a mesa, para mostrar a criança o quão importante são os momentos de refeição.
Fale a língua deles 
Use a criatividade para contar histórias e fazer formas com as verduras e frutas servidas, deixe a criança participar criando nomes e histórias. Ela vai ficar cada vez mais interessada na refeição seguinte.
Seja criterioso
Na hora de escolher a escola do seu filho a inspeção na cantina é fundamental. Verifique se é servido frituras gordurosas e doces, além de prejudicial se consumidos diariamente, podem torna-se um gasto a mais no seu bolso. São coisas que podem ser evitadas, prepare sempre um bom lanche, para seu filho levar para escola, tendo seguido as recomendações anteriores, ele não vai fazer questão da coxinha da escola e vai adorar o sanduíche na lancheira.

Tags:

Deixe uma resposta