Alimentação saudável para crianças na prática
Em época de volta às aulas, a alimentação dos filhos é uma preocupação normal entre os pais, especialmente porque estes não poderão estar perto da criança durante o dia para saber o que e como estão comendo.
Muitas vezes a questão é se a criança come pouco, ou se come demais e principalmente o que come, considerando o que é vendido em cantinas de escola.
O primeiro passo para conduzir uma alimentação saudável para as crianças é ensinar bons hábitos alimentares em casa e depois, mantê-los mesmo diante das tentações do dia a dia.
Deixe a criança participar
Não que seu filho precise ler o cardápio em um restaurante ou fazer a lista de compras, mas é importante que a criança participe.
Leve-a ao mercado, explique o porque está escolhendo os alimentos, ou deixe-a escolher dentro de opções, por exemplo faça ela escolher entre alface ou rúcula.
Transforme em brincadeira
Alimentação é coisa séria, mas seu filho não precisa ver dessa forma. Proponha brincadeiras que o estimule a descobrir e distinguir os alimentos que fazem bem, por exemplo, no mercado ou em casa ao guardar as comprar, faça o caça-alimentos, peça-o para achar o brócolis, as frutas, as bolachas.
Alimentação vem de casa
Não force a criança a comer alimentos saudáveis enchendo seu prato com eles. Estimule-o a pedir por esses alimentos dando o exemplo.
Ao ver que sua família está consumindo salada, a criança também ficará curiosa para provar. É importante também ter sempre a família reunida a mesa, para mostrar `à criança o quão importante são os momentos de refeição.
Fale a língua deles
Use a criatividade para contar histórias e fazer formas com as verduras e frutas servidas. Deixe a criança participar criando nomes e histórias. Ela vai ficar cada vez mais interessada na refeição seguinte.
Seja criterioso
Na hora de escolher a escola do seu filho, a inspeção na cantina é fundamental. Verifique se são servidas frituras gordurosas e doces, que além de prejudiciais para a saúde, se consumidas diariamente, podem se tornar um gasto a mais no seu bolso.
São coisas que podem ser evitadas. Prepare sempre um bom lanche para seu filho levar para escola.
Seguindo as recomendações anteriores, ele não vai fazer questão da coxinha da escola e vai adorar o sanduíche na lancheira.