Como fazer um prato equilibrado e saudável?

Para as pessoas que decidem mudar seus hábitos alimentares, uma das dúvidas mais comuns é: Como preparar um prato saudável? Parece bobo, mas é real.

Nós não consumimos os nutrientes necessários e essenciais por muitas vezes. Para resolver este problema de uma vez por todas todos os dias, preparamos este artigo, que lhe mostrará tudo o que necessita para fazer um prato completo e saudável!

 

 

Ingredientes principais para um prato saudável

Carboidrato

Responsável pelo fornecimento de energia do seu corpo! Este grupo de alimentos inclui: arroz, pão, massas em geral, milho, batata, inhame, mandioca, quinua, etc. Prefira os integrais.

Dosagem por refeição: 3 colheres de sopa.

 

Proteínas

Grupo alimentar responsável pela formação de ossos, músculos, unhas e cabelos.

 

Proteína animal

Carnes e ovos, prefira consumir assados ou grelhados.

 

Proteína vegetal

Todos os tipos de feijão, soja, lentilha, grão de bico, etc. São ricos em alguns aminoácidos, e pobres em outros, o que pode facilmente ser resolvido quando combinados.

Por isso arroz e feijão é uma combinação tão forte!

 

Legumes e hortaliças

Alface, rúcula, agrião, couve-flor, brócolis, cenoura, beterraba, etc. Contém altos níveis de fibras, pode promover saciedade, vitaminas e minerais, pode garantir a saúde e integridade do corpo.

 

 

Como montar um prato?

Divida o seu prato em quatro partes:

  • Separe duas partes para a salada (hortaliças e legumes).
  • Reserve uma parte para o carboidrato
  • Na parte que restou, divida entre proteína animal e vegetal.

 

 

Sobremesas

É quase impossível não comer sobremesa depois do jantar, certo? Portanto, escolha frutas que contenham açúcares naturais, sejam de fácil digestão e ricas em nutrientes. Exemplo: 1 laranja ou 1 fatia de abacaxi.

Se você não pode evitar comer algo mais doce, escolha uma opção mais leve e menor, como 1 colher de sopa de banana doce ou mamão, ou 2 pedaços de chocolate amargo ou 1 xícara pequena de gelatina. Se você quer comer doces hoje, prefere frutas no dia seguinte.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta