Direto do Forno - Blog

VINHOS TÍPICOS PARA O INVERNO

Alguns vinhos são perfeitos para harmonizar com pratos quentes típicos dessa estação

 

Degustar um bom vinho pode ser a melhor maneira de se aquecer e aproveitar as noites frias do inverno.

Os vinhos trazem diversos benefícios para a saúde se consumidos na quantidade certa, pois possuem substâncias saudáveis que melhoram várias funções do corpo e estimulam o sistema imunológico.

vinhos inverno

O consumo dessa bebida em dias mais frios é ótimo para manter-se aquecido e obter uma sensação de conforto. Isso acontece porque as bebidas alcoólicas, de modo geral, atuam como vasodilatadores que promovem a sensação de aquecimento.

Os vinhos também são muito utilizados na gastronomia, seja na harmonização ou no preparo de diversos pratos.

Em dias mais frios é comum o consumo de queijos, chocolates e carne vermelha, alimentos que harmonizam muito bem com vinhos específicos. No caso do founde de queijo, por exemplo, pode ser acompanhado de um ótimo Merlot.

Servir uma tábua de queijos com um vinho Tannat também é uma boa opção para quem deseja fazer um jantar descontraído para receber parentes ou amigos.

Se o prato servido é uma sobremesa, um espumante Moscatel é a combinação ideal.

Vinhos ideais para o inverno

Os vinhos, principalmente os tintos, são as bebidas ideais para o inverno, pois essa estação do ano geralmente pede pratos quentes e mais encorpados.

Algumas variações de vinhos são especialmente ideais para o consumo durante o inverno, como os encorpados e potentes.

Amarone

Conhecido como “vinho para meditação”, o Amarone é um vinho ideal para ser consumido no inverno por ser encorpado, com perfumes e sabores intensos e com alto teor alcoólico.

Ele possui um leve toque de oxidação, com uma complexidade de aromas florais (flores violetas e vermelhas) e frutais (frutas secas, frescas e cristalizadas).

Esse vinho é ideal para harmonizar com carnes de caça, carnes vermelhas, tanto grelhadas quanto assadas, e queijos de sabor intenso.

Merlot

Os vinhos Merlot são jovens, com intensidade e acidez moderadas, possuem também aromas de frutas vermelhas e uma coloração que se aproxima do roxo intenso.

Esse tipo de vinho é ideal para ser harmonizado com assados, carnes bovinas, suínas e de cordeiro, além de ser ótimo para acompanhar condimentos e queijos como parmesão, e camembert.

Jerez

Os vinhos Jerez são fabricados com uvas brancas, como a Palomino e a Moscatel, que geram vinhos fortificados secos e doces, respectivamente.

Ele possui uma textura cremosa e sabor intenso, além de ter um alto teor alcoólico. Esse vinho é ótimo para acompanhar embutidos ou diversos tipos de queijos.

Barolo

Produzido por meio das uvas Nebbiolo, o vinho Barolo é conhecido como “rei dos vinhos italianos”.

Esse vinho possui aromas de rosas, ervas secas e alcatrão, com uma coloração avermelhada e com tons alaranjados.

O Barolo harmoniza muito bem com carnes de caça, risotos e carnes vermelhas preparadas com vinho tinto.

Malbec

Esse vinho pode ser encorpado e forte, ideal para noites de inverno. Ele possui uma coloração avermelhada intensa e um aroma de frutas vermelhas (ameixas, morangos e cereja).

O Malbec é uma ótima opção para acompanhar pratos com sabores intensos, carnes vermelhas e condimentos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *