Direto do Forno - Blog

Saiba como evitar o efeito platô

Você mudou seus hábitos alimentares e adicionou uma rotina de exercícios a fim de emagrecer, mas depois de meses de dieta, o ponteiro da balança não se mexe. Pode ser desesperador ver todos os seus esforços não darem resultados, mas também não é fora do normal.

Muitas pessoas sofrem com o efeito platô, ou seja, fazem dietas mas não perdem peso. Isso significa que o seu corpo encontrou um ponto de equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto calórico, o que estabiliza o seu peso.

Optar por dietas  malucas, que eliminam elementos necessários para o corpo, como carboidratos e proteínas, acabam aumentando as chances de cair nessa cilada da dieta que não da certo.

O ideal para um ser humano conseguir perder peso sem maiores problemas, é ter uma redução de 0,5 a 1,5 kg por semana, o que totaliza uma redução de 2 a 4 kg por mês. Se o corpo é submetido a uma perda brusca de massa corporal, o organismo fica desajustado, e junto com ele, os macanismos de armazenamento de gordura.

Para evitar cair na armadilha do efeito platô, siga estas dicas que a Massima preparou para você:

– Procure o plano alimentar mais adequado:

Antes de começar uma dieta, procure um nutricionista. O profissional vai avaliar o que o seu corpo precisa adquirir e eliminar por uma vida mais saudável e um processo de emagrecimento mais eficaz.

Não caia na armadilha das dietas malucas que propõe cortar elementos essenciais da sua alimentação diária.

É importante também que você siga a risca as recomendações do médico e equilibre a nova dieta a exercícios físicos regulares.

– Se certifique de consumir vitaminas e minerais: 

São dois elementos que o nutricionista não vai deixar de receitar na sua dieta. Verduras são grandes fontes de vitaminas, minerais e fibras, que estimulam o organismo para melhor funcionamento, além de aumentarem a saciedade, sendo um aliado na redução de peso, e podendo ajudar você a se adaptar ao novo cardápio diário, pois fazem você perder a vontade de comer qualquer besteira durante o dia.

– Alimente-se bem:

Muitas pessoas acreditam que pular refeições é uma boa estratégia para perder peso. Mas esta técnica é completamente falha e ainda pode prejudicar o seu rendimento durante o dia por causa da falta de energia. Além disso, pular refeições pode causar o efeito contrário ao emagrecimento, já que quando o nosso corpo fica muito tempo sem receber alimentos, o organismo ativa mecanismos de armazenamento de gordura.

Seguindo a recomendação do nutricionista, procure se alimentar a cada três horas todos os dias, leve para o trabalho pequenas marmitas ou mesmo produtos industrializados (se forem saudáveis e liberados pelo nutricionista) para não deixar de comer.

– Durma bem: 

Dormir em média 8 horas por noite é fundamental para controlar o peso e a ingestão alimentar, por isso, manter o sono em dia é uma medida principal para uma dieta bem sucedida. r a intensidade do exercício

– Intensifique os exercícios diários: 

Malhar na academia, ou cumprir seu tempo de aeróbico são mesmo medidas importantes para equilibrar sua dieta e ajudar a perder calorias, mas você pode aproveitar a potencia e energia que os exercícios fazem o seu corpo adquirir e intensificar os exercícios diários, de modo que o seu corpo se acostume a trabalhar mesmo fora dos horários de exercícios e que você possa aproveitar para perder ainda mais gordura. Prefira ir a lugares de bicicleta se você puder, e troque o elevador por escadas no trabalho ou no prédio onde mora, por exemplo.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *