Direto do Forno - Blog

Melhores alimentos para consumir no inverno

Alguns alimentos são ideais para nutrir o corpo em períodos frios

 

Conforme a temperatura diminui, o corpo passa a consumir uma quantidade maior de energia, desacelerando o metabolismo, para manter a temperatura corporal e proteger o organismo de doenças respiratórias, como gripes e resfriados.

Geralmente esse processo provoca o aumento da fome, por isso, é preciso fazer algumas mudanças na alimentação para que o corpo receba as vitaminas e os minerais necessários.

É importante ressaltar que, diversificar a alimentação e consumir frutas e verduras de qualidade é essencial para passar pelo inverno de forma saudável. Por isso, priorize os alimentos que aquecem o corpo, como sopas, chás e caldos.

Certos alimentos podem proporcionar a nutrição e o conforto que o corpo precisa durante esse período de baixas temperaturas.

Frutas com alta concentração de vitamina C são ótimas para melhorar o sistema imunológico e auxiliar na prevenção de doenças respiratórias.

Legumes como mandioca e palmito também são opções interessantes para o consumo durante o inverno, pois proporcionam uma sensação maior de saciedade.

Acerola

A acerola é uma fruta antioxidante e possui mais vitamina C do que a laranja. Ela também possui diversas vitaminas (A, B6 e B1) e minerais (ferro, fósforo, cálcio, magnésio e potássio) que ajudam a melhorar o desempenho das células imunológicas.

A acerola também ajuda a diminuir o estresse e o cansaço excessivo, além de conter substâncias que previnem o envelhecimento precoce.

Consumida in Natura, em sucos, em chás ou em outras preparações, essa fruta pode fornecer muitos benefícios para o organismo, além de ser muito saborosa.

Além da acerola, algumas outras frutas também são importantes para proporcionar um aumento de imunidade durante o período mais frio do ano, como morango, frutas cítricas e caju.

Brócolis e couve-flor

O brócolis possui muitas fibras, proteínas e vitaminas, o que o fazem ser conhecido como um “superalimento”.

Tanto o brócolis quanto a couve-flor, são ótimas opções para diversificar a alimentação durante o inverno, pois podem ser consumidos em refogados, saladas, cremes, tortas e em diversos outros preparos.

O consumo dessas hortaliças, assim como de repolho, agrião e couve, melhora o controle do nível de açúcar no sangue, diminui as inflamações e aumenta a imunidade.

O brócolis também tem antioxidantes que auxiliam na proteção das células contra os radicais livres. Essas hortaliças também possuem poucas calorias e ajudam a manter os ossos saudáveis.

Palmito

O palmito é um alimento que está muito presente na mesa dos brasileiros. Ele é um vegetal leve, versátil e possui vários nutrientes, como vitaminas (A, B e C), minerais (ferro, cálcio e potássio) e fibras.

Além de ter poucas calorias e de auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico, ele também ajuda a diminuir os batimentos cardíacos e a controlar a pressão arterial.

Tubérculos

Os tubérculos (batata, batata-doce, mandioca, inhame) são ótimas fontes de energia e vitaminas. Eles também podem ser utilizados em diversas preparações.

A batata-doce é fonte de carboidratos saudáveis, que fornecem energia sem aumentar excessivamente os níveis de açúcar no sangue.

O inhame é outro tubérculo rico em nutrientes e vitaminas que fornece energia ajuda a melhorar o sistema imunológico.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *