Direto do Forno - Blog

Mitos e verdades sobre o chocolate

A uma semana da Páscoa, o que não sai da nossa cabeça é a quantidade de chocolate chegando em casa e acumulando até o feriado no domingo. Mas depois desse pensamento delicioso, vem o medo de engordar ou ter outros problemas de saúde por causa desta delícia derivada do cacau e que vem em forma de ovo com diversos recheios e lindas embalagens nesta época do ano.

O que pouca gente sabe é que a maioria das lendas sobre como o chocolate pode fazer mal são na verdade mitos, e acaba deixando de desfrutar da iguaria sem saber a verdade. Ao contrário da imagem que se construiu sobre ele, o chocolate pode proporcionar benefícios a saúde e em alguns casos até mesmo ajudar a emagrecer.

Desvendamos alguns ditos populares sobre o chocolate e listamos os mitos e verdades para que você possa tirar as dúvidas e principalmente perder o medo e utilizar seus benefícios durante a Páscoa, mas é claro que com muita moderação.

1 – “Chocolate amargo tráz benefícios a saúde”

Verdade. Quando mais amargo o chocolate, maior a porcentagem de cacau em sua composição e maiores são os seus benefícios nutricionais.

Para ficar doce como o tipo mais tradicional, o ao leite, o chocolate ganha mais gordura saturada e açúcar e perde as propriedades do cacau, podendo ter até 16% da verdadeira essência da fruta o que aumenta os riscos de ajudar no aumento de peso.

Quando o chocolate tem mais de 70% de cacau em sua composição, acontece o oposto. Você pode desfrutar do doce sem se preocupar com a quantidade de calorias consumidas.

2 – “O chocolate ajuda a emagrecer”

Verdade. Quando alguém afirma isto você nem deve acreditar, mas é verdade. Isto acontece porque o chocolate é capaz de acelerar o metabolismo, ajudando na queima e eliminação de gordura. Os tipos com mais de 50% de cacau são ricos em gorduras mono insaturadas, que incentivam a vontade de consumir doces refinados, mas também são responsáveis por esta ajuda no emagrecimento.

Cuidado com os tipos que escolhe, menos de 50% do cacau pode ter o resultado completamente contrário para seu metabolismo.

3 – “Chocolate envelhece”

Mito. Outro grande dito popular sobre o chocolate. Acredita-se que se você comer o doce todos os dias, ele irá enrugar a pele e acelerar o envelhecimento, mas na verdade, o chocolate tem o efeito contrário.

Rico em flavonóides, potentes antioxidantes, e epicatequinas, o chocolate diminui o estresse oxidativa e reduz a produção de radicais livres produzidos em grandes quantidades quando estamos nervosos, afetando diretamente a pele.

4 – “O chocolate reduz a pressão arterial”

Verdade. Esta vale também para os tipos de chocolate com mais de 50% de cacau. Eles ajudam a melhorar a função endotelial, diminuir a adesão plaquetária, o que também reduz a pressão arterial. Para isso, a recomendação nutricional é de 40 gramas por dia.

5 – “O chocolate faz mal para a pele”

Mito. Pois é, você até achou que aquela espinha era porque exagerou no chocolate, mas na verdade, não há nem comprovação científica sobre essa relação do doce com a pele.

Algumas pesquisas na verdade comprovaram o contrário, que pequenas porções de chocolate por dia melhoram a estrutura da pele e do fluxo sanguíneo.

Moderação:

Agora que você entendeu como o chocolate pode ajudar na sua saúde, observe que em todos os casos, o consumo do açúcar deve ser mínimo para conseguir os efeitos benéficos. Lembre-se de preferir os que tem a maior porcentagem de cacau, e consumir com moderação.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *