Direto do Forno - Blog

Mitos e verdade sobre saúde

Neste Primeiro de Abril, a Massima não quer deixar você cair em nenhuma pegadinha, menos ainda quando se trata de sua saúde, assunto que levamos mais a sério.

medica-pacientes

Por isso listamos quatro grandes mitos que sempre ouvimos sobre a saúde e desvendamos se eles são reais e devem ser mesmo levados a sério ou não. Não se deixe enganar e confira:

– Beber água com açúcar acalma:

A mistura pode gerar um alívio psicológico no início, mas não produz um efeito tranquilizante diretamente nos nervos do corpo, que é os que precisam estar estáveis para acalmar uma pessoa. O açúcar é fonte de energia, e pode provocar o efeito contrário ao desejado. Na hora do estresse, as melhores opções seriam chá de camomila ou erva-doce, ou ainda um lente morno.

– Uso de celular e outras tecnologias podem causa tumor cerebral:

Muitos estudiosos tentaram comprovar esta teoria, mas não conseguiram encontrar relação alguma entre o uso de tecnologias e o surgimento de tumor no cérebro. Por enquanto, a única comprovação científica é que o celular pode uma pequena interferência eletromagnética em aparelhos hospitalares, por isso é recomendado que sejam desligados durante consultas, exames ou operações cirúrgicas.

– Doar sangue engorda:

E por que engordaria? Nada é ingerido pelo doador ou infundido em sua veia. Mas o processo nem tampouco emagrece por retirar uma grande quantidade de sangue do doador. O volume doado, no máximo 450ml, é reposto pelo organismo nas primeiras 24 horas após o ato. Aproveitando o assunto é bom esclarecer que doar também não engrossa o seu sangue, nem causa dependência.

– Alimentos diet têm menos calorias:

Os produtos diet costumam ter menos calorias sim, pois eliminam ingredientes de sua composição, principalmente o açúcar. Mas ele especificamente para atender quem precisa de uma dieta especial, principalmente os diabéticos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *