Direto do Forno - Blog

Guia para um prato saudável

A sua alimentação influencia diretamente na sua saúde, por isso é importante ter um prato saudável na hora das refeições.

Embora o consumo de produtos industrializados tenha crescido bastante nos últimos anos, ainda há uma busca grande por alimentos saudáveis que ajudam o nosso organismo.

prato saudavel

Se fez ainda mais necessário essa melhora na alimentação após o início da pandemia, onde as pessoas buscaram modos de melhorar o sistema imunológico e manter um corpo saudável.

Embora seja difícil comer só coisas que sejam benéficas para o nosso organismo, por causa da correria do dia a dia, não é impossível.

Confira a seguir pratos fáceis e práticos para uma alimentação saudável.

 

Como montar um prato saudável?

Atualmente nós conhecemos diversos alimentos e superalimentos para ajudar na nossa busca por refeições saudáveis.

É importante que você foque em 3 modalidades: Orgânico, Integral e Natural.

O primeiro não leva compostos químicos em sua composição, não contendo assim elementos que possam prejudicar o nosso organismo.

Já o segundo é rico em fibras, especialmente os que não foram refinados industrialmente.

O último são produtos que não sofreram qualquer alteração pela mão humana, simplesmente são consumidas do jeito que a natureza criou.

Agora vamos aos pratos saudáveis, confira.

 

Café da manhã

Uma das refeições mais importantes do dia, é aquela que vai te fazer acordar para seguir sua rotina, por isso precisa ser muito bem pensada. 

Algumas das receitas recomendadas para o desjejum são:

  • Omelete com tomate e cenoura – O ovo é um dos favoritos do brasileiro na hora do café da manhã, porque não acrescentar cenoura e tomate para deixar o prato ainda mais saudável?
  • Pão de queijo de batata doce – Acrescente batata doce na receita do pão de queijo e tenha um prato delicioso e bem mais benéfico para a sua saúde.
  • Iogurte natural com aveia – Misturar iogurte e aveia é uma das receitas mais famosas, esse prato rico em fibras vai melhorar o funcionamento do intestino e ajudar no emagrecimento.

 

Lanches da manhã e da tarde

Para os lanches da manhã você pode apostar nas seguintes receitas:

  • Tiras de cenoura e pepino – Misturar essa poderosa raiz com o fruto do pepineiro só traz vantagens para o seu corpo, além de ajudar no emagrecimento.
  • Sucos naturais sem açúcar – Aposte nos sucos naturais, preferencialmente não use açúcar, você pode misturar algumas frutas para testar novos sabores.
  • Banana amassada com granola e mel – Esse prato vai ajudar na redução do colesterol ruim e melhorar o funcionamento do intestino, entre outros vários benefícios.

 

Almoço e jantar (Pratos principais)

O almoço costuma ser uma refeição mais pesada que o jantar, especialmente para quem busca perder peso. Por isso você pode testar os seguintes pratos para o seu almoço:

  • Bolinho de arroz integral – Esse é para quem precisa de uma refeição rápida e prática, além de evitar a fritura, você pode deixar armazenado na geladeira e só esquentar!
  • Hambúrguer de atum e aveia – Os hambúrgueres são muito gordurosos, já essa opção nutritiva feita com atum e aveia, além de delicioso, vai contribuir para a sua saúde.
  • Berinjela de forno – A berinjela empanada é uma delícia para o paladar e uma refeição muito leve.

 

Já para o jantar você pode apostar os seguintes pratos:

  • Sopa de abóbora e cenoura – Refogue e cozinhe os legumes e bata no liquidificador, e tenha uma deliciosa sopa para o jantar.
  • Sanduíche natural – Se a ideia é uma refeição rápida e leve, um sanduíche de tofu e cenoura é a escolha certa.
  • Torta integral de legumes – Além de ser uma delícia para o paladar, essa torta é cheia de benefícios para o bom funcionamento do nosso organismo.

 

Viu como não é difícil montar um prato saudável e que vai ajudar a melhorar sua saúde? 

Se ainda não conhecia essas receitas, não perca mais tempo e comece a utilizá-las no seu dia a dia.

Se gostou do texto e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar outros posts falando de temas semelhantes!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *