Encha a Caneca: Os benefícios do café

O grão que moveu a história já foi muitas vezes “coado” como prejudicial à saúde. Porém, novas pesquisas mostram que esta bebida faz bem. E muito!

Para os maníacos por café, boas notícias, a bebida que é paixão nacional, além de mandar a preguiça para longe, auxilia na redução de diversas doenças. Saiba como:

ADEUS SONO

Com o passar do dia, você vai se sentindo mais cansado e sonolento? Isso acontece porque a adenosina, uma substância presente no corpo, ao se conectar com os receptores cerebrais, inibe a formação de neurotransmissores, que são os mensageiros que controlam o cérebro e os músculos. Quando a cafeína está no corpo, ela faz este papel, mandando o recado inverso aos receptores do cérebro: ACORDA!

TUM TUM, BATE CORAÇÃO

Uma pesquisa na Faculdade Brooklyn (EUA) revelou que homens que consumiram 4 xícaras de café por dia, reduziram 53% o risco de morrer de doenças do coração. Quem toma o famoso cafezinho apenas socialmente, pode ter uma elevação na pressão arterial, já que a cafeína induz à contração das artérias. Mas em uma semana de consumo, o organismo se acostuma ao café, que reverte este efeito.

TUDO RESOLVIDO

Além de prevenir doenças como o Mal de Parkinson, a cafeína acelera a liberação de dopamina, um neurotransmissor que estimula o sistema nervoso e é responsável pela sensação de prazer e alerta que ajuda a mente na resolução de problemas.

MÚSCULOS CONTRAÍDOS

A cafeína aciona as atividades elétricas que elevam a quantidade de cálcio no organismo. O resultado é um aumento nas contrações musculares, já que a fibra muscular depende desta substância para trabalhar.

MAIS CAFEÍNA, MENOS CELULITE

Sua ação vasodilatadora estimula a circulação e irrigação sanguínea reduzindo a aparência dos furinhos.

Agora que você já sabe, pode tomar seu café sem peso na consciência. Mas lembre-se: tudo em excesso faz mal, portanto, não passe de 5 xícaras por dia.

Fonte: Revista Vit shop

Tags:

Deixe uma resposta