Drible a ansiedade para comer bem

Cada pessoa pode apresentar uma das duas respostas diferentes a ansiedade quando o assunto é comida, um apoio nesses momentos. Ou você começa a perder o apetite e não come nada, ou você passa a comer muito mais do que costuma.

A ansiedade e consequentemente o estresse e a depressão são inimigos de quem busca por uma rotina de alimentação saudável, e para quem acaba comendo muito, para quem quer emagrecer também.

Consumir qualquer tipo de alimento sem nenhum critério, seja quantidade de calorias, gorduras e horários para consumo, pode elevar o seu peso, retenção de líquido e acúmulo de gordura, principalmente no abdômen.

Mas é claro que a alimentação é também a solução para o consumo desenfreado causado pela ansiedade, principalmente se a rotina saudável for combinada com atitudes positivas. Que tal imprimir as dicas abaixo, de como driblar a ansiedade e comer bem e de forma saudável, e colocar na sua geladeira como um incentivo para seu dia a dia?

Alimentação anti ansiedade:

– Se você tem fome toda hora ou perdeu o apetite em função da ansiedade, pequenas porções de castanha-do-pará, nozes, amêndoas ou sementes de girassol podem ser uma solução em ambos os casos. Elas são ricas em silênio, um mineral importante para o organismo, pois combate a ansiedade. Elas podem também proporcionar a sensação de saciedade, ajudando quem come muito a parar e nutrindo quem come de menos.

– Deixe frutas e legumes picados, prontos para mastigar, bem a vista na sua geladeira, de modo que quando você abra a porta já os veja e não busque por opções mais gorduras, como o chocolate por exemplo.

– Prefira sempre alimentos ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, encontradas principalmente na aveia e nos cereais integrais, essas substâncias também ajudam a combater a ansiedade e a depressão.

– Para passar o dia de bom humor, invista em alimentos com tiamina e niacina, vitaminas do complexo B. Além de ácido fólico e acetilcolina. Um exemplo de alimento rico de todos esses nutrientes é o ovo.

– Água é fundamental para a saúde em qualquer quesito, no caso da ansiedade, tente transforma-la em chás de camomila e erva cidreira, calmantes naturais. Beba de preferência a noite se estiver com dificuldades para dormir em função da ansiedade.

Dicas de atitudes para driblar a ansiedade:

– Não tente seguir padrões de dieta, não precisa começar uma dieta toda regrada na segunda-feira, aquele dia que vem cheio de anseios e cansaço, corte aos pouco as calorias que você tem adquirido em excesso por causa da ansiedade. Se você está comendo pouco, não precisa voltar a comer a quantidade de sempre da noite pro dia, vá adicionando nutrientes devagar, respeite seu tempo.

– Já não basta todos os sentimentos negativos que a ansiedade traz sozinha, não se deixe levar também por outra consequência dela: o estresse.  Procure métodos de relaxamento, reserve tempo para que você possa fazer o que você mais gosta.

– Fome ou vontade de comer? São duas coisas diferentes, e a segunda é uma consequência da ansiedade. Saiba distinguir quando você realmente está com fome  e precisa comer, de quando você quer descontar os sentimentos negativos na comida.

– A ansiedade pode vir de uma rotina corrida e estressante, e comer muito rápido pode ser um caminho para simplesmente deixar de comer. Procure estender os seus horários para almoço ou lanche do dia, para comer com paciência, sem pressa, e mastigar bem devagar, isso faz bem para seu corpo e sua mente, que vai encontrar no momento da refeição um momento de relaxamento e prazer.

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