Cuidados com a saúde no outono

No mês de março inicia-se o outono, a estação mais conhecida por seu clima seco e mais ameno.

Como cada estação do ano tem características específicas, é necessário fazer algumas pequenas mudanças no estilo de vida para que nosso corpo possa se acostumar facilmente com as mudanças do clima.

Por exemplo, no início do outono, os dias têm a mesma duração que as noites, ficando mais curtos e frios à medida que o inverno se aproxima, e isso pode acarretar em certas doenças, como resfriados e gripes.

Pensando nisso, nós resolvemos falar sobre algumas dicas de saúde para este período do ano. 

Continue a leitura para saber mais!

 

De que forma eu devo cuidar da minha saúde nos períodos de outono?

Além de ventos mais fortes, no outono as temperaturas começam a cair gradativamente e a umidade relativa do ar diminui.

Por isso alguns cuidados com a saúde, pele e corpo são necessários. Entenda melhor sobre eles:

 

Mantenha sempre os ambientes mais arejados

Tente ventilar mais os cômodos da sua casa ou do seu trabalho durante o dia. A circulação de ar realizada de forma correta e o sol impedem o crescimento de bactérias.

 

Não abuse dos descongestionantes nasais

À medida que o clima muda durante o outono, algumas pessoas acabam recorrendo à automedicação, principalmente de descongestionantes nasais.

Seu uso pode parecer inofensivo no início, mas pode causar uma série de problemas, como dependência e danos à mucosa.

A melhor forma de limpar o nariz é usar soro fisiológico a 0,9%. Você também pode limpar durante o banho, pois a água e o calor tornam a limpeza ainda mais fácil.

 

Não deixe que os ácaros se proliferem

Tente lavar cobertores e colchas com frequência para evitar a propagação de ácaros. Isso vai aliviar o cheiro de mofo que torna a vida difícil para quem sofre de alergias.

 

Lave suas mãos frequentemente

Lave as suas mãos com água e sabão várias vezes ao dia, pois isso evitará o acúmulo de bactérias.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a simples lavagem das mãos reduz em até 40% o risco de contrair doenças como diarreia, conjuntivite, gripe, dor de garganta e infecção estomacal.

 

Durante o outono, evite frequentar locais com aglomerações de pessoas

Evite frequentar locais tumultuados de pessoas e fechados, sempre que possível. Em ambientes assim, torna-se mais fácil e intensa a circulação de bactérias e vírus.

 

Equilibre sua alimentação e a mantenha sempre saudável

Manter uma dieta equilibrada ajuda a manter o sistema imunológico cada vez mais forte nos períodos de outono

Os caldos de legumes e as sopas são populares nestes períodos porque são nutritivas, auxiliam na hidratação corporal e têm uma temperatura agradável para os dias de clima mais ameno.

Também é muito importante ressaltar a importância da ingestão hídrica fortalecida, mesmo em dias mais frios. Hidrate-se sempre!

A água é essencial para manter o bom funcionamento dos processos metabólicos e fisiológicos do nosso corpo.

Por exemplo, o consumo adequado de água estimula a diurese, ajuda a eliminar toxinas acumuladas no corpo, ajuda a formar bolo de fezes, a manter a temperatura corporal e a transportar nutrientes para as células.

Evite guardar roupas molhadas, toque seus lençóis, toalhas de mesa e banho pelo menos uma vez por semana, e evite expô-los o dia todo.

Quanto maior o tempo para a troca, maior o número de partículas depositadas naquele local. A toalha de rosto é um meio de transmissão fortíssimo desses microrganismos por ser utilizada por várias pessoas. 

Troque diariamente ou quando estiver úmida, é preferível limpar o rosto com sua própria toalha de banho.

Se você gostou do nosso artigo e quer conhecer mais sobre outros temas relevantes, visite o nosso blog e fique por dentro de todas as nossas postagens.

Tags:

Deixe uma resposta