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COMO MANTER A SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE QUARENTENA

Como evitar que a ansiedade domine sua mente durante o isolamento social

 

O avanço descontrolado do Covid-19 fez com que as pessoas precisassem adotar a quarentena para se protegerem.

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Atualmente, o acesso à informação tem sido cada vez mais facilitado, o que pode ter suas vantagens e desvantagens quando precisamos permanecer em isolamento social.

O isolamento social pode provocar diversos sintomas de ansiedade e depressão por diversos motivos, incluindo a “chuva” de informações sobre a pandemia, por isso é preciso adotar certos hábitos para se manter saudável durante esse período.

 

Informe-se apenas através de sites oficiais

Quando quiser se informar sobre os acontecimentos atuais, ou sobre a pandemia, procure utilizar meios de comunicação confiáveis.

Ser bombardeado com Fake News pode aumentar ainda mais os sintomas de medo, confusão e ansiedade.

Além de ser necessário buscar informações reais e de qualidade, evitar se sobrecarregar de informações também é essencial para se manter mais calmo. Esse excesso de conhecimento aumenta o medo, a insegurança e pode agravar os sintomas da ansiedade.

Defina uma rotina

Ter uma rotina pode ajudar no controle da ansiedade, além de diminuir os níveis de estresse e ajudar a se concentrar.

É possível ter uma rotina “normal” mesmo em tempos de isolamento, até mesmo se isso significar apenas levantar cedo e alimentar-se em horários regulares.

Manter esses hábitos diários ajuda o corpo a se adaptar melhor à nova realidade e permite que você tenha uma dieta mais saudável.

Para manter uma boa rotina durante a quarentena, é preciso concentrar-se no que é possível fazer nesse período. O que estiver fora do alcance, pode e deve ser deixado para depois. Afinal, não há o que fazer, certo?

Um dos principais sintomas da ansiedade é a preocupação por antecipação. Para evitar que esses sentimentos se fortaleçam, dê prioridade para as atividades e os compromissos que podem ser realizados.

Priorize sua saúde física e mental

Durante esse período, direcione todo o foco para você. O isolamento, além de te proteger sua saúde física, também possibilita que você tenha um novo olhar sobre si mesmo, através do autocuidado.

Encarar esse período como uma fase de aprendizado é muito importante para permanecer com sua mente saudável.

Mantenha contato com familiares e amigos, use a tecnologia para conversar bastante, reserve um tempo para ler um bom livro, ouvir músicas, maratonar séries, fazer atividades relaxantes, como ioga, e que possam proporcionar tranqüilidade.

Invista em criatividade

A melhor forma de ter uma mente saudável durante o isolamento é priorizando as atividades que você gosta de fazer. Não adianta encher sua agenda de metas e objetivos para cumprir na quarentena.

Não cobre tanto de si mesmo, pois você não precisa complicar ainda mais esse momento.

Uma simples atividade de artesanato, por exemplo, pode relaxar uma mente agitada. Abuse da criatividade, gastando um tempo na cozinha, jogando algum videogame, ou diversas outras atividades que possam te proporcionar felicidade, pois isso é o mais importante.

 

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