Alimentos que aumentam a felicidade

Existem alimentos que além do prazer emocional, realmente ajudam o nosso corpo a estar em harmonia e bem-estar.
alimentos alegria
Eles aumentam a produção dos neurotransmissores: serotonina, ocitocina, dopamina e endorfina, responsáveis por áreas distintas: 
A ocitocina é conhecida como o hormônio do amor. Muito liberada por mulheres que estão em trabalho de parto para ajudar na dilatação, ela também é produzida na amamentação, na hora do orgasmo e quando estamos em grupos, como de amigos. Ela aumenta nossa sensação de confiança e nos ajuda a criar laços afetivos.
A serotonina nos dá a sensação de prazer e bem-estar e estar com ela em equilíbrio nos garante uma maior saúde mental. A dopamina regula os nossos processos motivacionais e a endorfina é liberada em situações de stress com o objetivo de amenizá-los. 
 
Se com os neurotransmissores em equilíbrio sentimos bem-estar e alegria, o contrário também é verdadeiro. A falta deles pode causar depressão, desânimo e indisposição.
 
Os nutrientes que mais contribuem para o bom humor são: Triptofano (um aminoácido que sintetiza os neurotransmissores),, Vitamina C, Vitaminas do Complexo B, potássio e ácido fólico, encontrados em grande quantidade nos alimentos: 
 
Aveia
É rica em fibras, selênio e também é uma importante fonte de triptofano. A aveia é uma boa opção também para quem tem insônia. 
Faça cookies de banana com aveia
 
Espinafre
Fonte de fibras, ferro, potássio e ácido fólico, o espinafre auxilia em processos degenerativos e também em quadros de depressão. 
Confira esta receita de Omelete de Espinafre
 
Chocolate 
O chocolate aumenta e muito nossa sensação de felicidade né? Mas não é só porque é uma delícia! Ele é rico em triptofano, magnésio, ótimo para aliviar os sintomas da TPM e teobromina, que tem efeito estimulante. O ideal é escolher por versões no mínimo 70%, que são mais ricas em cacau e têm menos açúcar.
 
Laranja
Famosa por ser fonte de Vitamina C, a laranja é uma ótima aliada da felicidade. Ela atua no relaxamento muscular e na melhora do humor. 
 
Mel
Rico em cálcio e potássio, minerais que ajudam a acalmar, o mel ainda auxilia na regeneração da flora intestinal, local onde é produzido pelo menos 90% dos níveis de serotonina. 
 
Pimenta
A pimenta é termogênica, ou seja, aumenta o metabolismo. Mas além de ajudar a emagrecer, ela também reduz o estresse e melhora a depressão. Graças a capsaicina, ativo que causa a ardência, a pimenta estimula a produção de endorfina. 
 
Grão de Bico
Reduzir o estresse, aumentar o relaxamento e a produção de endorfina e serotonina são alguns dos benefícios de comer este delicioso grão. 
 
Banana
Queridinha entre os atletas por ser fonte de potássio, nutriente que evita cãibras, a banana é uma ótima opção para incluir na dieta da felicidade! Ela é rica em Vitamina B6, triptofano, magnésio e em carboidratos. 
Veja esta Receita de Tapioca com Banana e Mel
 
Salmão
O Ômega-3 presente em alguns peixes como o salmão e a sardinha, aumenta a eficiência dos receptores dos neurotransmissores. Além disso, são bons para o coração e para reduzir o colesterol. 
Aprenda a fazer um delicioso salmão defumado  com requeijão
 

Tags:

Deixe uma resposta