Alimentos que amenizam os sintomas da TPM

Qual a sigla responsável por incomodar tantas mulheres? A TPM, tensão pré-menstrual. 

A TPM traz com ela inchaços, fome descontrolada, mau humor, dores nos seios e outros sintomas que causam irritabilidade nas mulheres neste período.

Portanto, se você é mulher e quer eliminar de vez os sintomas ruins da TPM, saiba que existem alimentos que podem te ajudar nesta parte.

Separamos para você neste artigo uma lista de alimentos que amenizam os sintomas da TPM. Quer conhecer mais?

Continue a leitura conosco.

 

Aumente sua ingestão hídrica

A água pode desintoxicar o corpo e ajudar na excreção de resíduos que causam o inchaço. Beber muito chá (menos chá mate e chá escuro), sucos naturais, água de coco, sopa (sem creme de leite para evitar peso na balança) pode ajudar.

Consuma alimentos ricos em fibras

A fibra é encontrada em alimentos integrais (pão, macarrão, grãos), frutas e vegetais. 

Alimentos ricos em fibra auxiliam o corpo a desintoxicar e manter os níveis de glicose (açúcar no sangue) estáveis, isso faz com que a mulher sinta-se saciada e perca a vontade beliscar o dia todo.

 

Consuma bastante alimentos ricos em vitaminas do Complexo B

Os alimentos integrais, assim como as carnes e os vegetais verde-escuros, são altamente ricos em vitaminas com Complexo B.

Essas vitaminas reduzem as dores de cabeça e o desejo por consumir doces. A vitamina B6 controla a ação da aldosterona, um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais na fase pré-menstrual que reduzem a eliminação de sódio e causam inchaços.

 

Para manter o bom humor, consuma Ômega-3

Peixes nativos das águas mais frias (como o salmão e o atum) e óleo de linhaça são alimentos com um alto teor de ômega-3. 

Este é um ácido graxo que possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda na redução do aparecimento de espinhas e celulite.

Além de todas essas propriedades, o ômega-3 também ajuda as mulheres a manter o bom humor, o que falta nos períodos da TPM.

 

Consuma oleaginosas durante o período da TPM

Nozes, castanhas, amêndoas e pistache são alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas e também auxiliam no combate à inflamação. 

Porém, não abuse do seu consumo já que as oleaginosas são altamente calóricas e podem tornar-se prejudiciais.

 

Inclua alimentos com um alto teor de magnésio na sua dieta para ajudar no controle da saciedade

Alimentos com um alto teor de magnésio, como abacaxi, vagem, nozes, cenoura, vegetais de folhas verde-escuras e carboidratos mais complexos são benéficos e podem controlar a fome de doces, vontade comer toda hora e dores de cabeça.

 

Procure o seu bem-estar no prato

Alimentos ricos em triptofano também podem fazer muito bem nos períodos de TPM. 

Este é um aminoácido precursor da serotonina, que pode trazer felicidade e sensação de bem-estar.

São eles: laticínios (dê preferência aos desnatados e com baixo teor de gordura), produtos à base de soja, frutos do mar, feijão, lentilha, arroz e grãos inteiros, sementes oleaginosas, ovos, gergelim e sementes de girassol.

 

Coloque o seu intestino para funcionar

Os alimentos probióticos também são excelentes, pois um dos seus benefícios é que podem enriquecer a flora intestinal, fazer o intestino funcionar normalmente e eliminar toxinas.

 

O consumo de zinco nos períodos da TPM é essencial

Se você deseja reduzir a irritabilidade, ansiedade e insônia características dessa fase do ciclo menstrual, procure consumir alimentos ricos em zinco: carnes magras, peixes e frutos do mar, leite, grãos e nozes.

 

E quais os alimentos eu devo evitar durante a TPM?

Durante os períodos da TPM evite consumir alimentos embutidos, enlatados e altamente ricos em gorduras e sódio.

É muito importante que você saiba também que, neste período, não é recomendado o consumo de cafeína, nem acompanhado de guaraná ou bebidas alcoólicas.

Alimentos com alguma das composições acima podem piorar os sintomas da tensão pré-menstrual, aumentar a retenção hídrica e causar um maior desconforto abdominal.

Como dito anteriormente, o consumo de alimentos açucarados também não é recomendado, mas como as mulheres possuem uma necessidade aumentada de consumir doces neste período, é permitido que a mulher consuma após as principais refeições um quadrado de chocolate, desde que o mesmo seja 70% cacau.

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