Alimentação corporativa: como gerenciar esse benefício?

Quando você olha para seus funcionários atuais, você pode dizer uma equipe motivada? Você acha que o desempenho de sua equipe é satisfatório? Se você não tem as respostas para essas perguntas, não se preocupe.

Existe um problema que geralmente tem um grande impacto no controle financeiro e na lucratividade das empresas, mas nem sempre resolvem esse problema.

Estamos falando sobre a alimentação corporativa, que pode trazer muitas vantagens para os colaboradores e para a empresa.

Com isso em mente, resumimos quatro razões pelas quais a alimentação corporativa é útil para sua empresa.

 

Refeições mais saudáveis

No Brasil, o acesso a alimentos de qualidade ainda é muito limitado. Sabemos que mesmo as empresas que oferecem aos funcionários os benefícios do vale-alimentação não podem garantir uma alimentação saudável e nutritiva.

Isso porque não há como controlar a escolha do restaurante ou o tipo de alimento consumido.

Quando se trata de alimentação corporativa a conversa muda: ao investir em um espaço dedicado aos seus funcionários, você está escolhendo a qualidade de vida e a saúde das pessoas que compõem sua equipe.

Nesse formato, não só pode ser criado um plano para promover a alimentação saudável da empresa, mas também pode ser implementado de forma econômica e eficaz.

Se você ainda não tem certeza sobre a importância de alimentos saudáveis ​​e nutritivos, lembre-se de que anemia, enxaqueca, gastrite, obesidade, hipertensão, diabetes e muitas outras doenças podem ser causadas por uma dieta desequilibrada.

É responsabilidade da empresa criar um espaço que promova saúde e bem-estar.

 

Crie um espaço de integração

Há muitos benefícios em fornecer a seus funcionários a liberdade de se engajar espontaneamente. Primeiro, porque incentiva a interação entre pessoas de departamentos diferentes.

Por outro lado, como esse tipo de interação pode promover a troca de conhecimentos, seria quase impossível sem esse espaço público.

Terceiro, porque promove o relacionamento interpessoal, o comprometimento e a união entre os colaboradores.

 

Reduza o deslocamento

Você conhece a frase ‘tempo é dinheiro’? Então, é muito aplicável aqui, porque tempo é sinônimo de força de vontade, produtividade e lucratividade.

Se seus funcionários precisam se deslocar para sair do trabalho todos os dias durante o horário de almoço ou se precisam viajar longas distâncias para locais que oferecem comida de qualidade, você perde.

Calma, vamos explicar.

O tempo que seus funcionários precisam para descansar entre os turnos acabará por se esgotar no trajeto de ida e volta do trabalho.

Portanto, você não só não tem uma equipe motivada e enérgica, mas faz com que as pessoas se sintam cansadas na rua e sofram de ingestão nutricional insuficiente. Frequentemente, perdem energia devido à desnutrição.

 

Promova o bem-estar e aumente a produtividade

Como discutimos no ponto anterior, uma dieta balanceada pode trazer muitos benefícios à saúde.

Além da prevenção de doenças, as refeições nutritivas têm um impacto direto no entusiasmo e na produtividade das pessoas.

Pessoas com falta de vitaminas têm maior probabilidade de se sentirem cansadas e desconfortáveis, enquanto as pessoas que comem uma dieta saudável mostram mais energia e felicidade.

 

Como montar um espaço de alimentação corporativa na sua empresa?

Agora que você conhece os benefícios da alimentação corporativa, é importante entender como fazer isso.

 

Tenha um restaurante próprio da empresa

Uma possibilidade é a empresa operar com um restaurante próprio. Desta forma, a empresa se responsabiliza por tudo relacionado ao setor, desde a contratação de funcionários, a compra de suprimentos e preparação de refeições, até as partes burocráticas, comerciais e jurídicas.

 

Opere com um restaurante terceirizado

Outra opção é contratar uma empresa de alimentação corporativa. Nessa configuração, sua empresa fornece apenas a estrutura do restaurante, pois tudo o mais depende da empresa terceirizada, desde a contratação e gestão dos funcionários até a administração.

 

 

Tags:

Deixe uma resposta