3 ações de alimentação contra a dengue

A dengue é uma virose, causada pelo vírus (Flaviviridae) transmitido por meio da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes aegypti. A doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica, cujos sintomas são mais brandos e a hemorrágica, forma mais grave da doença. O agravamento de ambos os casos podem matar.

Os principais sintomas que acusam a dengue são febre alta, dores de cabeça, nas costas e nas articulações, além de dores na região atrás dos olhos. No aparecimento desses sintomas, o ideal é buscar ajuda médica para receber a medicação e tratamento adequados.

Além disso, é preciso contribuir para eliminação do mosquito transmissor, tomando todos os cuidados necessários em sua casa, limpando todos os focos de água parada.

Por se proliferarem em água parada, a dengue costuma aparecer muito no verão, mas este ano, muitas cidades ainda estão declarando epidemia da doença mesmo com a mudança de estação, o que significa que o combate e a prevenção da dengue devem ser constantes.

Para quem foi fisgado pelo mosquito transmissor, e está em fase de tratamento, o ideal é obedecer todas as orientações médicas e fortalecer o corpo com uma alimentação regrada, e composta por nutrientes que são precisos para recuperação.

Saiba como é a dieta ideal para se recuperar da dengue:

1 – Comida fácil: A alimentação deve ser de fácil digestão e absorção, pois o paciente com dengue passam por uma mudança na flora intestinal, que a enfraquece com o crescimento de organismos patogênicos, devido ao estado febril constante que a doença provoca.

2 – Comida forte e magra: Aposte em frutas ricas em vitamina C (como acerola, laranja e limão), hortaliças variadas e carnes magras, que são fundamentais para aumentar a resistência imunológica e manter o organismo nutrido, o fortalecendo de forma gradativa, sem forçar o corpo.

mulher-comendo-laranja

3 – Hidratação redobrada: O paciente com dengue costuma tomar bastante soro ambulatorialmente, para manter a hidratação do corpo, mas é recomendado ainda a adição de muitos copos de água, durante o repouso. A hidratação ajuda também a redobrar o apetite, que costuma se perder durante a dengue. Lembre-se: Água nunca é demais.

Deixe uma resposta