Receita: Chips batata e abobrinha

A praticidade e o sabor das famosas chips de batatas, aquelas que vem em saquinhos e se acha em qualquer mercado, é um perigo para quem está de dieta ou precisa manter o peso. Os salgadinhos fritos embalados carregam altos níveis de gordura saturada e calorias vazias.

Mas você não precisa se livrar do vício e eliminar as chips da sua vida. Que tal investir em uma versão totalmente light? Consuma somente 39 calorias (ao invés de 176 presentes nas tradicionais) em cada uma das duas porções de chips que rende esta receita.

Chips de abobrinha

Você vai precisar de:

  • 1 abobrinha cortada em fatias finas
  • 1 batata cortada em fatias finas
  • Sal grosso triturado a gosto

Modo de preparo:

O segredo para deixar a batata tão crocante quanto a versão industrializada, é deixa-la de molho com gelo por 15 minutos préviamente. Depois forre o prato do microondas com papel próprio para ir ao forno e nele disponha a batata escorrida temperada com sal grosso. Cozinhe na potência alta por 8 minutos, virando na metade do tempo. Repita o procedimento com a abobrinha. Transfira a abobrinha e a batata para uma fôrma antiaderente. Leve ao forno baixo preaquecido por 10 minutos. Por fim é só fatiar e servir.

5 alimentos que ajudam a dormir

Muitos problemas podem causar a perda do sono, e consequentemente o desconforto durante o dia e a insônia durante a noite. Estresse, ansiedade, nervosismo… Seja qual foi a causa para o seus problemas para dormir, a solução pode ser mais prática do que parece. Que tal uma alimentação regada de vitaminas e outros compostos importantes para ajudar no seu sono?

Saiba quais alimentos te ajudam a dormir melhor e invista neles:

Leite:

A junção do triptofano no leite é fundamental para suas noites de sono. Ele se converte em seretonina e age no seu comporto relaxando os músculos. Um copo de leite morno antes de dormir contribui para uma noite de sono tranquila.

Alface:

Que possui uma substância chamada lactucina, com efeitos calmantes, e acalmam qualquer mente ansiosa proporcionando uma boa noite de sono. É uma boa opção para noite, antes de dormir, para não se deitar com estômago muito pesado, mas ainda assim bem alimentado. Outra forma de consumo é o suco proveniente da hortaliça.

Maracujá:

Na categoria frutas, com certeza o Maracujá é o mais conhecido como calmante. O suco é uma opção excelente e pode ser tomado em qualquer hora do dia.

Banana:

Outra fruta que contribui para seu sono. A alta quantidade de triptofano regula a serotonina no cérebro e melhora o humor, perfeito para quem tem atividade cerebral intensa durante o dia, favorecendo o sono. É uma boa opção para acabar com a fome antes de dormir e descansar bem durante a noite.

Arroz:

Antes de comer, uma porção dos carboidratos presentes no arroz tem a quantidade de triptofano necessário ajudar seu cérebro a desligar e dormir bem. Mas lembre-se de não exagerar no consumo durante a noite por causa das calorias.

Folia do bem: Como ter um Carnaval saudável?

Fevereiro é um mês muito esperado por muitos brasileiros por causa da mágica festa do Carnaval. Dias de música, dança e animação.

Claro que esta maratona pode cansar bastante se somada ao calor que também acompanha este período, mas com uma alimentação regrada durante os dias de folia e os cuidados necessários para sua saúde, é possível não só aproveitar a folga muito bem para se divertir, como também fazer uma dieta rápida e fortalecedora, e quem sabe, perder alguns quilos.

Saiba como curtir o Carnaval de forma saudável, e se prepare para a folia:

Água nunca é demais:

Hidratação é fundamental, e isso para todos os dias, é claro! Mas se você não aumentar a quantidade de água que costuma ingerir para os dias do Carnaval, pode não haver reservas suficientes no seu corpo para lidar com tanto gasto de energia e suor dos blocos e festas que você comparecer.

Beba muita água antes de sair e quando chegar em casa, mas leve uma garrafinha para a folia também! E se faltar, deixe os trocados no bolso para comprar na rua. Sempre que sentir muito calor ou estiver suando muito, reponha as energias com um bom gole.

Carboidratos do bem:

Você vai precisar de muita energia e força nos músculos para subir e descer ladeiras, e tudo isso sambando e dançando muito! Por isso, aposte no abastecimento natural com carboidrato, mas escolha aqueles que dão energia e não pesam no estômago, causando mal estar. Você ainda ganha o bônus de poucas calorias, e ajuda na dieta!

Aposte na abóbora, grão de centeio, arroz e pães integrais, mandioca, feijão e maçã para refeições fortalecedoras e sem gorduras.

Detóx todo dia:

Quem gosta da tal cervejinha ou outras bebidas alcoólicas normalmente aproveita os dias de Carnaval para abusar e descansar da ressaca no dia seguinte. A recomendação é nunca abusar das bebidas, para evitar inchaço e poder aproveitar a festa toda sem cansar ou perder os sentidos. Quem quer aproveitar o período para perder peso também não deve se render.

Mas para quem insiste e não abre mão das bebidas nos dias de folia, é bom abusar também do detóx no dia seguinte, para evitar mal estar, barriga inchada e ganho de peso. Além das receitas tradicionais, a indústria tem investido nas versões de caixinha do suco, para quem não tem tempo, jeito para preparar ou estiver cansado demais para isso.

Folia também queima gorduras:

Vá se divertir sem medo. Suba e desça ladeiras, corra, dança, rebole e sambe! Tudo isso ajuda você a queimar muitas calorias e o melhor de tudo, sem nem perceber, com muita distração e diversão. Para quem não gosta da rotina na academia e quer fugir disso, o Carnaval é o melhor período. Mas vá confortável, além da água para hidratar como já foi recomendado, vá de tênis e roupas confortáveis, afinal, Carnaval é para bagunçar né?

 

Na volta as aulas, aposte nas frutas

Uma preocupação constante dos pais com relação ao dia a dia dos filhos na escola é a alimentação. Com a rotina fora de casa e os cuidados com a família, muitas vezes pode ser difícil preparar um lanche natural, com suco ou sanduíches – por mais práticos que pareçam ser – e montar uma lancheira saudável e nutritiva.

Para as mães mais apressadas e ainda assim preocupadas, a dica é investir nas frutas para a volta às aulas. Elas são nutritivas, fortalecedoras e variando todos os dias, seu filho dificilmente vai enjoar e sempre poderá sair da rotina.

Claro que variar com opções salgadas como bolachas também ajuda, mas é possível também ser criativo com as frutas.

Confira algumas dicas:

– Nada de mandar uma banana com casca, ou uma maçã inteira para a criança devorar. Faça com que ela aproveite o momento da refeição e ache o lanche atrativo visualmente.

– Se o tempo for curto, prepare tudo na noite anterior a ida a escola, e mantenha o lanche pronto na geladeira para depois só colocar na mochila do pequeno.

– Tente cortar as peras e as maças em pequenos cubos para imitar petiscos de pacotes de salgadinhos, para que seu filho coma uma atrás do outro enquanto conversa com os amiguinhos da escola.

– Pique duas bananas e misture com granola ou mesmo acrescente um iogurte com pouca gordura para dar mais sabor.

– Frutas pequenas como a uva cabem melhor na lancheira e podem ser compradas já sem o caroço.

– Procure também tirar caroços de frutas como melancia, por exemplo, que também pode ser cortada em cubinhos para facilitar o consumo e digestão.

– Se a alimentação do seu filho for responsabilidade da cantina da escola, peça o cardápio semanalmente para checar se há alimentos que ele não come ou é alérgico.