Para de fumar: dieta anti tabaco

Parar de fumar não é uma tarefa nada fácil. O vício pelo tabaco provoca ansiedade e abstinência, o que acaba formando um ciclo de recaídas mesmo para quem tem grande determinação em largar.

A fumaça do tabaco rouba nutrientes importantes do nosso organismo, principalmente a vitamina C, que é anulada em 40% com 20 cigarros por dia. O cigarro prejudica também uma série de outros nutrientes que agem como antioxidantes para o corpo e causa problemas no coração.

Além da força de vontade para não comprar mais cigarros e nem conviver com pessoas fumantes para não se intoxicar, quem quer largar o tabaco precisa se adaptar a uma vida saudável, adicionando exercícios físicos para recuperar a força muscular e cardiovascular, além de mudar a alimentação e focar na recuperação do vício.

Para quem ainda é fumante e quer se livrar do vício:

Procure ingerir o máximo de substâncias antioxidantes possíveis. Priorize frutas, cereais, legumes, ervilha e feijão. Nunca dispense uma boa salada mas procure temperá-la com suco de limão, alho, cebola e ervas.

Nesta fase é importante comentar alimentos frescos e secos, pois o calor gera grandes quantidades de radicais livres, o que elimina os antioxidantes que você precisa acumular.

Para quem já parou de fumar:

Não se assuste se meses depois de abandonar o tabaco oficialmente, você comece a engordar, pois o seu paladar vai ficar mais aguçado. Neste período, não substitua o cigarro por guloseimas, mantenha pedaços de frutas e legumes picados na geladeira, sempre a seu alcance para quando aquela fome bater.

Receita de feriado: suco bronzeador

Nada como um feriado prolongado no fim do ano para fazer você fugir do escritório e procurar a praia, pois, a meta, é chegar em dezembro com um bronzeado perfeito para as festas de fim de ano.

E a cenoura, é a maior aliada para chegar a este ponto. Ele prepara a pele dando a proteção necessária e também a preparando para receber os raios de sol, fazendo-a dourar mais rapidamente, além de ajudar a manter a cor por mais tempo.

Você vai precisar de:

– 3 cenouras

– 1 copo de suco de laranja

Como fazer:

Descasque as cenouras e  corte em pequenos pedaços. Separe e prepare o seu suco de laranja. Depois adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem e adoce a seu gosto.

Beba o suco de cenoura ao menos uma hora antes da exposição ao sol. Aumente também o consumo de cenoura durante os dias quentes para continuar hidratando a sua pele.

Como engordar com saúde

Enquanto a maioria está procurando dietas milagrosas e se dedicando na academia para emagrecer em busca do corpo ideal, tem gente que precisa fazer o contrário para se sentir bem com o espelho, e até calibrar a saúde.

O peso de uma pessoa é considerado muito baixo para ela quando a relação entre peso e altura estiver abaixo de 18,5 kg/m2, avaliada pelo cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC).

Assim como emagrecer, engordar também pode ser bem difícil para quem tem tendência a ter um corpo muito magro  por conta de herança genética, e um metabolismo acelerado, que ajuda a queimar as calorias adquiridas muito rápido.

Atenção redobrada:

E nem pensar em se encher de alimentos gordurosos achando que vai engordar mais rápido. Maus hábitos alimentares prejudicam a saúde e vão fazer com que você, muito além de simplesmente engordar, acumule peso.

Além disso, os excessos podem causar diabetes, hipertensão, alteração do colesterol ruim, doenças renais, ou hepáticas e a obesidade.

Fortalecimento:

Uma opção saudável para equilibrar as mudanças na alimentação, é tornar-se adepto de exercícios e esportes que aumentam e fortalecem a musculatura, como o boxe, muay thai ou mesmo a musculação.

Consulte o especialista:

Antes de decidir por uma dieta de ganho de peso, é preciso consultar um especialista no assunto, que possa indicar se a medida é  mesmo necessária, e se o seu corpo precisa mesmo de mais peso para uma vida saudável.

Além disso, homens e mulheres precisam de recomendações diferentes para engordar com saúde, além de acompanhamento médico para checar os avanços.

O poder do Zinco

O zinco está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos. Nas frutas, está no abacate, no abacaxi, na ameixa, na banana, na maçã, manha, melão, morango… Entre os legumes, na abóbora, acelga, alface, agrião, batata, beterraba, brócolis, ervilha, aspargo, espinafre… Nos cereais e leguminosas como farinha de trigo, lentinhas, soja e no nosso arroz de todos os dias, além de os peixes e carnes.

A alimentação diária do brasileiro contribui para uma dose de zinco adequada. A deficiência do mineral no sangue, pode causar cansaço e fadiga, perda de peso, falta de apetite, queda de cabelo, problemas de pele, além de falta de memória e depressão. Ou seja, viver sem zinco nos enfraquece.

Para viver mais saudável, e com disposição, é importante incluir o zinco na sua alimentação ao menos com mais de dois elementos.

Conheça outros benefícios adquiridos pelo poder do zinco no nosso corpo:

1 – Prevene o Alzheimer

Estudos comprovaram que uma parcela dos pacientes com essa doença tem baixos índices de zinco circulando pelo organismo, o que contribui para a perda da memória. O mineral integra uma enzima chamada superóxido dismutase, que nos protege do estresse oxidativo. Na deficiente do zinco, o cérebro fica vulnerável à ação radicais livres.

2 –  Espanta a depressão

O Zinco melhora o quadro de depressão em mulheres jovens, por meio de um auxílio no fortalecimento de sinapses, sinais trocados entre os neurônicos.

3 –  Ajuda na cicatrização

Para quem recentemente fez tatuagens, aplicação de piercing e principalmente tem uma cirurgia e um processo de recuperação dela para passar, precisa caprichar na quantidade de fontes de zinco que come todos os dias. O zinco participa da fabricação de colagenase, enzima responsável por produzir colágeno – uma espécie de cimento da pele.

4 – Aumenta a imunidade

O zinco é o micronutriente com maior força e efeito sobre o sistema imunológico. Por isso, a queda na atividade da glândula timo, está relacionada diretamente com a carência do mineral, e torna as pessoas mais fracas e desprotegidas a doenças e infecções.

5 – Protege contra pneumonia

Neste caso o zinco pode, não só fortalecer o corpo, como também torna-lo imune e combater a pneumonia. É especialmente eficaz para as crianças com problemas pulmonares, acelerando a recuperação e barrando a resistência a antibióticos.