Conheça as gorduras do bem

O senso comum em relação a gorduras, é de que fazem mal a saúde e engordam. De fato, se consumidas em excesso, podem causar muitos problemas, mas por outro lado, não se pode viver sem ingerir gorduras, elas são necessárias para o organismo.

Já que não se pode viver sem elas, é melhor dar preferência as gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas, ou seja, as gorduras do bem, que não agridem o organismo e ainda fazem sua contribuição com a quantidade necessária a qual nosso corpo precisa.

A gordura Poli-insaturada é um ácido graxo. Esta presente em óleos de origem vegetal e peixes. Os principais tipos dessa gordura são o ômega 3 e ômega 6.

Já a Monoinsaturada, também é um ácido graxo, que tem a função de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue.

Você pode encontrar tais gorduras muito facilmente, aqui vão algumas dicas de alimentos que contém as gorduras do bem:

Óleos: No azeite de oliva e óleos de girassol, soja e milho. O azeite extravirgem é o que tem maio teor de gordura monoinsaturadas e os óleos de canola e linhaça têm bastante ômega 3. –

Peixes: Salmão, anchova, cavalinha, truta e sardinha são ricos em ômega-3. O ideal é adicionar os peixes, não importa o tipo, três vezes por semana em seu cardápio.

Abacate: É possível encontra-las em frutas também, o abacate é excelente para as artérias e reduz o colesterol, além de agir como potente antioxidante.

Conheça a substância forte contra o câncer

O cientistas americanos do instituto Linus Pauling conseguiram comprovar  a eficácia da ingestão de uma substancia facilmente encontrada no brócolis, na couve-flor e em outros vegetais crucíferos, o sulforafano.

O sulforafano é uma substancia natural que funciona como anticatabólico, que implica nada menos em quebrar substâncias complexas como tumores, e mantém as células saudáveis dos órgãos.

Os pesquisadores analisaram a ação do sulforafano através de paciente que sofriam de câncer de próstata. A substância mostrou-se eficiente na inibição da histona desacetilase, a também chamada de enzima HDAC, que entre outras funções, afetam o acesso direto ao DNA celular, e desempenham a função de supressores de tumores, definindo seu crescimento ou não. O expectativa de poder eliminar a enzima é um grande avanço para os pesquisadores.

Os testes foram realizados através de medicamentos e alimentos que continham o sulforafano, ambos apresentaram bons resultados.

Como controlar a compulsão alimentar

Você mal acabou de almoçar e já está pensando no que vai comer em seguida? Isso pode até ser normal, mas torna-se uma compulsão alimentar quando você não consegue parar, normalmente por questões psicológicas, essa vontade de comer muito, uma comida atrás da outra, sem respeitar um bom período de tempo, e em grandes quantidades é perigoso para a saúde.

Como evitar? Primeiro repare se tem o hábito de consumir sempre chocolate, pães, café e outras gorduras, são alimentos que causam um vício, diminuindo o consumo destes alimentos, você pode partir para o segundo passo, note em que situações estes desejos de comer tanto acontecem (se quando está triste, ansioso, deprimido ou cansado, por exemplo). E por fim, nestes momentos, tente se distrair fazendo atividades que tire seu foco do alimento ou substitua com outros mais saudáveis.

Os alimentos que podem substituir este grupo vicioso, são os que contém vitaminas e minerais importantes para a mediação do estado compulsório ao um estado de alimentação saudável:

  • Em cereais integrais, e vegetais verdes por causa das Vitaminas do Complexo B
  • Frutas cítricas por causa da Vitamina C
  • Banana, por causa do Triptofano
  • Vegetais verdes e escuros, por causa do Magnésio
  • E a Castanha do Pará por causa do Selênio

Evite o estresse, coma bem

O acumulo de atividades e a cobrança do dia a dia podem trazer o que mais atrapalha sua produtividade: o estresse. A única forma de trabalhar bem é estando calmo e relaxado, para isso não é preciso tomar remédios calmantes, basta alimentar-se bem, se munindo de ferro, cálcio e fósforo, e se dar ao luxo de uma boa noite de sono. Confira como encontrar o antidoto para o estresse.

  • Evite o consumo de enlatados, e bebidas de cola, pois dificultam a absorção de ferro que o corpo precisa para o dia a dia.
  • Crie o hábito de consumir diariamente frutas secas (damasco, uva, ameixa) elas são as fontes de energia que o corpo precisa, trazem nutrientes como vitamina K, ferro e tripofano.
  • Reforce o consumo de cálcio, e fósforo, você pode encontrar os dois juntos na couve ou no agrião.
  • Reforçar o ferro, com espinafre, beterraba e feijão, prevenindo a anemia, que provoca cansaço e indisposição.
  • Inclua sementes na alimentação  o gergelim, o girassol e a abóbora são ricas em zinco e proteínas que ajudarão a melhorar a disposição e diminuir o cansaço.