Alimentos com Calorias Negativas

Você conhece as calorias negativas? Não? Pois se você está de dieta ou quer manter o peso, você precisa conhecê-las!

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Que nem todos os alimentos são inimigos da balança, você já sabia. Quando entramos numa dieta, o primeiro passo que tomamos é olhar o valor nutricional de tudo que comemos. Até ai tudo bem. O “problema” é que nem todos os alimentos terminam a digestão com as calorias que começaram, e então, alguns valores parecem nos enganar.

O nome “calorias negativas” foi dado a um grupo de frutas, verduras e legumes que possuem menos energia do que gastam durante a digestão, o que significa que uma parte das calorias daquele alimento é destinada ao processo digestivo.

Esta porção energética destinada à digestão é muito relativa, mas quanto mais fibras possuir o alimento, mais esforço nosso organismo terá que fazer e mais energia ele gastará neste processo.

 

 

Conheça alguns alimentos que possuem calorias negativas:

 

Legumes e verduras:

  • Abobrinha
  • Alface
  • Alho
  • Aspargo
  • Berinjela
  • Beterraba
  • Cebola
  • Couve-flor
  • Espinafre
  • Gengibre
  • Pepino
  • Pimenta
  • Rabanete
  • Repolho
  • Salsão

 

Frutas:

  • Abacaxi
  • Ameixa
  • Laranja
  • Limão
  • Maçã
  • Mamão
  • Melancia
  • Melão
  • Mexerica
  • Morango
  • Pêssego

O que que a banana tem?

Não é só no Brasil que ela leva a fama. A banana é uma das frutas mais consumidas no Mundo e não é por menos. Ela é prática, barata, nutritiva e ainda combate muitos males.

Quando bate aquela fome de fruta e aquela preguiça de descascar, qual fruta você come? Ela mesma, a banana, uma das frutas mais práticas de serem consumidas é também uma das mais saudáveis. E não é só pros atletas não.

O potássio, mineral que ajuda a prevenir as cãibras, também auxilia no tratamento de hipertensão arterial, além de dilatar os vasos, melhorando o fluxo sanguíneo.

Ela também é rica em Vitamina C, B6, fósforo, ferro, cálcio e magnésio.

Conheça alguns males amenizados pelo consumo da banana:

 

De bem com a vida: a banana contém uma proteína que é convertida pelo organismo em serotonina, substância que ajuda a relaxar e melhora o humor.

Naqueles dias: Ela diminui os sintomas da TPM pois regula os hormônios e reduz a irritação.

Xô Gordurinha: As fibras presentes na fruta reduzem o LDL, o famoso colesterol ruim.

Sem enjôo: A banana diminui os sintomas de queimação e funciona como um antiácido natural.

Mais ferro: A fruta é excelente no combate a anemia, pois contém altos níveis de ferro, que estimulam a produção de hemoglobinas.

Menos dores: Rica em potássio, ela fortalece os músculos e diminui a incidência de cãibras.

 

Está vendo, não é a toa que a banana é tão famosa. O ideal é que você consuma até 2 unidades por dia, afinal, nada em excesso faz bem.

 

TIPOS DE BANANA

Existem mais de 100 tipos de bananas pelo mundo, mas as mais conhecidas no Brasil são:

 

Banana nanica: É macia, tem a polpa doce e a casca mais fina.

Banana ouro: É a menor entre os outros tipos. Possui a polpa doce e um sabor delicioso.

Banana maçã: É pequena, amarelo-clara e seu sabor é bem forte e doce.

Banana Prata: É menos doce e consistente que a Nanica. É muito usada para frituras.

Banana da terra: É grande, possui a casca mais escura e grandes manchas escuras. É ideal para fritar ou assar.

 

ESCOLHA CERTO

Quando for escolher bananas, procure as com menos manchas escuras, moles ou machucadas. O ideal é escolher as frutas mais firmes e com a casca bem amarela. Quanto maiores elas estiverem, mais maduras serão, então fique atento para não comprá-las já passadas.

 

Se não for consumi-las em breve, prefira as frutas ligeiramente esverdeadas.