Fôlego para vencer o cigarro!

Ele mata mais que a guerra, muito mais que bala perdida. Este assassino passa pela nossa frente todos os dias, mas continua a solta.

Você já ouviu falar em “presa fácil”? Pois é assim que a Cia do tabaco classifica os jovens e crianças: como alvos simples de serem conquistados e fidelizados. Além da normal rebeldia sofrida na adolescência, o baixo custo e os estímulos de propaganda e status, empurram milhões de pequenos adultos para o vício.

“Um cigarro para o iniciante é um ato simbólico. Eu não sou mais a criança da minha mãe, eu sou forte, eu sou um aventureiro, eu não sou quadrado…A  medida em que a força do simbolismo psicológico diminui, o efeito farmacológico assume o papel de manter o hábito”.

Trecho do relatório do quadro de diretores da Phillip Morris, de 1969


Além de novos clientes, os jovens são repositores de consumo, substituindo aqueles que largam o vício ou morrem. Segundo o INCA, no Brasil, 200 mil mortes por ano são causadas pelo cigarro. Ou seja, no mínimo 200 mil pessoas estão na mira de uma companhia de cigarro.

Se já não tiver caído nas garras malvadas deste vício, uma delas pode ser você, e para virar um dependente do tabaco não é preciso muito esforço. A não ser aquelas pessoas que têm real aversão ao cigarro, quase todo mundo já deu uma tragada e depois da primeira vez, seu organismo já fica receptível a droga.

A dependência do cigarro se baseia na nicotina, uma substância psicoativa que produz em seu corpo uma sensação de prazer. Ao ser inalada, altera o sistema nervoso, modificando seu estado emocional e comportamental, semelhante aos efeitos da cocaína e do álcool. Com a contínua ingestão da nicotina, seu cérebro se adapta e passa a precisar de maiores doses para manter o mesmo nível de satisfação do início. É ai que entramos 20 cigarros por dia.

Para quem pratica esportes, os risco também são altos, sem contar as limitações. Um fumante não tem condições de treinar tão intensamente quanto um não fumante. Sua respiração é afetada e o sangue absorve menos oxigênio. Isso por que o monóxido de carbono do cigarro possui 250 vezes mais afinidade com as hemoglobinas do que o O2. Com a falta de oxigenação nos músculos, o atleta perde força e desempenho.

Além disso, a nicotina destrói do corpo grande parte da Vitamina C, fundamental na formação de colágeno e hemoglobinas.

Confira algumas dicas para esquecer o cigarro:

1- Escolha uma data especial. Não transforme este dia em sofrimento. Faça algo para se distrair ou relaxar

2- Tire de vista tudo que lembre cigarro. Esconda seus isqueiros, cinzeiros, fotos e evite bebidas alcoólicas. O álcool estimula a vontade de fumar em 75%.

3- Conte para todos que você parou de fumar. Assim você assume um compromisso seus amigos vão te dar uma força. Vai ficar feio voltar atrás!

4- Tome muita água ou masque um chiclete assim que o desejo de fumar bater. Deste jeito você engana a vontade e ainda desintoxica seu corpo.

5- Mantenha as mãos ocupadas. Para alguns, o vício é associado a algo para segurar nas mãos.

6- Se estiver desesperado, masque um chiclete de nicotina.

7- Faça a conta da economia feita. Isso vai te motivar ainda mais.

8- E lembre-se: Os sintomas de abstinência tendem a desaparecer após 1 mês sem o cigarro, Se você resistir 4 semanas, já venceu esta parada!

ECONOMIA

Após 1 mês: R$ 120,00

Após 1 ano: R$ 1.460,00 – Já poderia ter comprado uma TV de 42”

Após 5 anos: R$ 7.300,00 – Você poderia fazer uma viagem internacional!

Após 10 anos: R$ 14.600,00 – Você poderia ter comprado um carro.

Busque ajuda

Disk saúde: 0800.61.1997

WWW.deixardefumar.com.br

WWW.helpfumo.com.br

WWW.inca.com.br/tabagismo

Alimentação infantil em foco.

Se você é mãe ou cuida de alguma criança, com certeza deve ter uma preocupação em mente: sua alimentação.

Normalmente, os alimentos verdes são banidos da vida dos baixinhos e as frutas são restritamente aceitas (provavelmente só as mais docinhas).

É… Ninguém disse que seria fácil, mas também não é nenhuma missão impossível acostumar a criança com alimentos saudáveis. O que você precisa é de regularidade e paciência!

Confira algumas dicas para melhorar a alimentação do seu filho:

Dê o exemplo!

As crianças costumam imitar os pais, portanto, dê o exemplo: Não coloque apenas na mesa os alimentos saudáveis. Coloque-os também no seu prato! Vendo que todos comem, a criança terá, no mínimo, curiosidade em degustar aquela folhinha que antes parecia um alienígena!

Quanto menor, melhor.

Procure acostumar seu filho desde pequeno com alimentos variados. Comece com as sopinhas mais líquidas, passe para as mais pastosas (se possível não bata os alimentos no liquidificador, amasse-os com o garfo. Dessa forma as fibras naturais são conservadas), e finalmente ofereça a verdura pura.

Se seu filho recusar na primeira vez, não se assuste e nem desista, a rejeição é um processo natural para reconhecimento de novos sabores e texturas. Ofereça aquele mesmo alimento em outras ocasiões!

Um por vez

Para que a aceitação seja melhor, ofereça apenas um alimento novo por refeição e procure sempre agregar outro alimento que a criança goste muito.

Mesa redonda

Faça suas refeições na mesa, transforme este hábito em um momento social e agradável.

Criatividade para que te como

De uma forma simples, procure criar desenhos com os alimentos. As verduras podem ser, por exemplo, árvores e você pode usar o tempero para decorar o cenário! Outra dica é criar pratos diferenciados, por exemplo, um só com frutas vermelhas.

É hora da substituição

Troque aqueles alimentos gordurosos, que normalmente são os preferidos das crianças, por assados. Batata frita, kibe, mandioca… Quase todas as frituras podem ser feitas no forno!

Hora do recreio

Fique de olho nos alimentos servidos na cantina e no refeitório da escola. Muitas instituições já têm como filosofia banir os refrigerantes e servir apenas salgados assados, integrais e sanduíches naturais!

Aproveite estas dicas e sirva mais saúde nas refeições do seu filho!

Dia dos Pais na IVECO – MG

Para comemorar o dia dos pais em grande o estilo, os colaboradores da Massima prepararam uma grande surpresa para o pessoal da IVECO, montadora de ônibus e caminhões situada em Sete Lagoas, Minas Gerais.

No refeitório, a decoração já estava armada e quando os papais, felizardos do último domingo, chegaram, foram só sorrisos!

Bandeiras dos times mais populares de Minas Gerais estavam em todo refeitório, bexigas alegravam mais aquele dia e as mensagens feitas com um super carinho pela Massima, derreteram de vez o coração desses papais.

Confira algumas fotos deste evento e se você estava lá, comente e nos diga o que achou!

Clique aqui e veja todas as fotos!

Abraços!

A saúde está em suas mãos

Faculdade, trabalho, academia. Com a correria do dia-a-dia, muitas vezes fica difícil se alimentar de forma saudável e balanceada. Acabamos por pular as principais refeições do dia, ou pior, comer lanches nas ruas.

Coxinhas e pastéis são os melhores amigos da pressa, mas os piores inimigos da saúde, por isso, a solução é optar por alimentos chamados de portáteis. Já existe uma grande variedade destes produtos nas lojas, mas os preferidos são as barras de proteína.

Com um delicioso sabor, as barrinhas proporcionam uma longa sensação de saciedade e energia, e o melhor é que podem ser levadas para qualquer lugar, cabendo até no bolso.

Para atletas e esportistas, as melhores barras de cereais são as protéicas, que têm baixo índice glicêmico, não usam carboidratos vazios ou adoçantes artificiais e contém um mix de proteínas, gorduras dietéticas e fibras, que promovem uma elevação mais estável Agora que você sabe como, basta dar uma mãozinha pra saúde!